Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5216
Título: Ritual de passagem em tempo de mudança cultural: o caso de Baniurutchi em secção de Tam, Guiné-Bissau
Autor(es): Minjol, Upá Tomás
Palavras-chave: Ritual
Casamento
Guiné-Bissau
Data do documento: 7-Dez-2023
Citação: MINJOL, U. T. (2023)
Resumo: O presente projeto tem como objetivo o estudo do ritual de passagem em tempo de mudanças culturais, com foco no ritual de Baniurutchi realizado na seção de Tam, Guiné-Bissau. O Baniurutchi é um dos ritos mais importantes para todos os homens desta comunidade, sendo obrigatório para todos que pertencem a essa comunidade. A seção de Tam é habitada por maioria da população da etnia Mandjaku2 que predomina esta comunidade, dentro desta comunidade e é composto por várias tabancas que compõem a seção de Tam, e todas elas praticam o ritual de Baniurutchi, considerado o rito mais significativo na vida dos homens. A etnia mandjaku é composta por vários subgrupos, e cada um desses subgrupos apresenta as suas próprias manifestações culturais distintas.
Descrição: MINJOL, Upá Tomás. Ritual de passagem em tempo de mudança cultural: o caso de Baniurutchi em secção de Tam, Guiné-Bissau. 2023. 29f. Projeto de Pesquisa - Curso de Humanidades, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2023.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5216
Aparece nas coleções:Projeto de Pesquisa - Bacharelado em Humanidades (Redenção-CE) Instituto de Humanidades (Ceará)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
UPÁ TOMÁS MINJOL.pdf2023_proj_uminjol.pdf1,48 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.