Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5224
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Santos, Maria Isabel Souza de Jesus | - |
dc.date.accessioned | 2024-08-01T13:48:28Z | - |
dc.date.available | 2024-08-01T13:48:28Z | - |
dc.date.issued | 2023-12-04 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, M. I. S. J. (2023) | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5224 | - |
dc.description | SANTOS, Maria Isabel Souza de Jesus. A inserção da literatura infantojuvenil afro-brasileira nas séries iniciais no ensino fundamental na Escola Iromar Silva Nogueira em São Francisco do Conde-BA. 2023. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Instituto de Humanidades e Letras dos Malês, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta pesquisa tem por objetivo refletir e analisar a contribuição da literatura infantojuvenil afro-brasileira, nas séries iniciais do ensino fundamental, na escola Iromar Silva Nogueira em São Francisco do Conde-BA, de maneira a potencializar o pertencimento identitário dos jovens e crianças negros franciscanos, de onde vieram seus antepassados, decorrentes da sua ancestralidade Os elementos de pesquisa encontram-se fundamentado nas leis federais da educação[…], nas obras de Eliane Debus (2017); Eliane Cavalleiro (2023); Cuti (2010); e nos estudos de caso por meio de uma oficina na escola, com utilização das obras de Kiusam“ Com qual penteado eu vou?” (2021) e “Meu avô africano” de Carmen Lucia Campos (2019). Diante das pesquisas percebemos um grande montante de literatura negra, mas que ainda enfrenta grandes desafios de acessibilidade e efetivação, principalmente nos espaços escolares. O resultado desta pesquisa revela significativa contribuição para a construção da identidade ético-racial na infância. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Cultura afro-brasileira | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental - São Francisco do Conde (BA) | pt_BR |
dc.subject | Escola Iromar Silva Nogueira - Estudo de casos | pt_BR |
dc.subject | Literatura infantojuvenil brasileira - São Francisco do Conde (BA) | pt_BR |
dc.title | A inserção da literatura infantojuvenil afro-brasileira nas séries iniciais no ensino fundamental na Escola Iromar Silva Nogueira em São Francisco do Conde-BA | pt_BR |
dc.type | Monograph | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Monografias - Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa (São Francisco do Conde) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2023_mono_mariasantos.pdf | 2023_mono_mariasantos.pdf | 1,72 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.