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dc.contributor.authorLaurindo, Wedyla Silva-
dc.date.accessioned2017-02-14T19:15:47Z-
dc.date.available2017-02-14T19:15:47Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationLAURINDO, W. S. (2016)pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/524-
dc.descriptionLAURINDO, Wedyla Silva. Gestão de políticas educacionais na prisão: um estudo a partir da cadeia pública de Baturité - CE. 2016. 75 f. TCC (Graduação) - Curso de Administração Pública, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Redenção-Ceara, 2016.pt_BR
dc.description.abstractO sistema penitenciário não consegue aplicar, de maneira satisfatória, as medidas de ressocialização tradicionais apregoadas historicamente com o nascimento da prisão do estado moderno e contemporâneo. Esta assertiva constitui-se como um fato e também um dilema paradoxal do sistema penitenciário como um todo. Entretanto, a partir do advento da Lei de Execução Penal, a educação surge como uma perspectiva ressocializadora de privados de liberdade. Pensando assim, o objetivo deste estudo é analisar a efetividade das políticas educacionais prisionais na Cadeia Pública de Baturité de acordo com o ideal normativo brasileiro no âmbito do Sistema Penitenciário Cearense. Neste sentido, realizou-se uma pesquisa de abordagem qualitativa do tipo exploratório-descritiva que buscou, mediante técnicas de observação, entrevista, análise de conteúdo e método interpretacional de narrativas de servidores e privados de liberdade, visando a compreensão de como ocorrem os processos de gestão educacional em uma organização pública que tem a educação como uma das medidas de ressocialização para os aprisionados. O trabalho fez um comparativo entre a política educacional prisional prevista na legislação brasileira e o modo como esta é executada, bem como a exposição das percepções pessoais dos envolvidos com esse serviço, buscando assim demonstrar possibilidades de melhoria e fornecimento de dados relevantes para a posterior formulação de políticas públicas e estruturação mais eficaz dos processos gerenciais dessas unidades por gestores públicos. Foi constatado que a implementação da educação na prisão se adequa em condições mínimas às normas previstas pela legislação e o papel dos servidores influencia favoravelmente na receptividade e aceitação do serviço educacional como forma de ressocialização.pt_BR
dc.languagePortuguês (Brasil)pt_BR
dc.subjectPrisioneiros - Educação - Brasilpt_BR
dc.subjectPolíticas educacionais prisionaispt_BR
dc.subjectBaturité - CEpt_BR
dc.titleGestão de políticas educacionais na prisãopt_BR
dc.title.alternativeum estudo a partir da cadeia pública de Baturité-CEpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
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