Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5256
Título: Conhecimento de pessoas com doenças cardiometabólicas sobre estilo de vida saudável
Autor(es): Makabi, Zola Paulina Pedro
Palavras-chave: Conhecimento
Doenças crônicas não transmissíveis
Cardiovasculares
Estilo de vida
Enfermagem
Data do documento: 3-Jul-2023
Citação: MAKABI, Z. P. P. (2023)
Resumo: Acredita-se que a adoção das mudanças no estilo de vida pode atuar como fatores preventivos para as doenças crônicas não transmissíveis e reduzir a necessidade de tratamentos farmacoló- gicos. Objetivo: avaliar o nível de conhecimento de pessoas com doenças cardiometabólicas em relação ao estilo de vida saudável. Método: Trata-se de estudo descritivo e transversal, rea- lizado com 52 participantes com diagnósticos de doenças cardiometabólicas, ativas no pro- grama HIPERDIA da UBS de Redenção-CE. Os dados foram coletados por instrumento estru- turado que continha nove domínios, com variáveis clínico-sociodemográfico e teste de conhe- cimento sobre estilo de vida saudável. Os dados foram tabulados e organizados em tabelas, submetidos à análise estatística no Software Statistical Package for Social Sciences (SPSS), versão 20.0, utilizado para estatísticas descritivas de acordo com os momentos estabelecidos e compilados no Excel. Resultados: o estudo evidenciou um perfil com predomínio de sexo fe- minino (39/75.0%), pardo (73.1%), casado (28.8%), ensino fundamental incompleto (46.2%), católico (69.2%) e renda entre um a dois salários mínimos. Em relação ao nível de conheci- mento dos participantes acerca da sua doença, percebeu-se conhecimento adequado sobre os malefícios que podem surgir caso a pressão alta não seja tratada, importância da redução de sal no controle pressórico, importância de realização de acompanhamento e as consultas com a equipe de saúde, e sobre ser o momento ideal para falar sobre o processo de saúde e doença no seu todo Identificou-se conhecimento deficiente em questões sobre favorecimento de trombos nas veias devido ao colesterol elevado, consumo de temperos prontos, controle do peso, bene- fícios de sono de qualidade, influência do álcool e tabagismo na elevação da pressão. Conclu- são: Deste modo, conclui-se que os pacientes com diagnósticos de doenças cardiometabólicas acompanhados cadastrado no UBS de Redenção-CE, e participantes deste estudo possuem em média e em frequências absolutas um nível de conhecimento deficiente sobre nível de conheci- mento de portadores com DCM em relação ao estilo de vida saudável. Sendo assim, diante das fragilidades no conhecimento dos participantes, é pertinente a implementação de estratégias de promoção da saúde que visem adequação no estilo de vida e melhores resultados com o trata- mento das doenças cardiometabólicas.
Descrição: MAKABI, Zola Paulina Pedro. Conhecimento de pessoas com doenças cardiometabólicas sobre estilo de vida saudável. 2023. 48f. Monografia - Curso de Enfermagem, Instituto de Ciências da Saúde, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2023.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5256
Aparece nas coleções:Monografia - Enfermagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ZOLA PAULINA PEDRO MAKABI.pdf2023_mono_zomakabi.pdf459,34 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.