Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/525
Título : Análise da percepção do poder público, empresariado e nativos sobre o turismo no município de Guaramiranga-CE
Autor : Almeida, Ylane de Araujo
Palabras clave : Turismo - Brasil
Turismo - Guaramiranga (CE)
Guaramiranga - CE
Fecha de publicación : 2016
Citación : ALMEIDA, Y. A. (2016)
Resumen : O turismo se destaca entre as atividades mais rentáveis do mundo, com grande capacidade de promover desenvolvimento sócio econômico e cultural de regiões e países. Entretanto, quando não organizada de maneira responsável e com planejamento, onde a comunidade trabalhe em conjunto com o poder público e empresariado, pode degradar o ambiente natural, estruturas sociais e a herança histórico-cultural dos povos. Guaramiranga, campo de investigação dessa pesquisa, tem como principal atividade econômica o turismo, que tem provocado uma série de transformações que acabam por introduzir novas características na cidade. Sendo assim, a presente pesquisa, tem como objetivo principal identificar a percepção do poder público, empresariado e nativos sobre o turismo no município. A coleta de dados deu-se por meio de entrevista semiestruturada, aplicação de questionários e pesquisa documental. O setor turístico em Guaramiranga, de modo geral, foi percepcionado com aprovação de todos os respondentes. No entanto, a omissão do Setor Público ao relegar o turismo a um plano secundário dentro da estrutura municipal, tem sido um agravante na geração dos problemas sociais e no enfraquecimento do setor. As opiniões também convergem no que diz respeito a falta integração e interação entre os agentes que compõem a atividade e ao fato da população está inserida no turismo apenas como mão de obra. Outra questão bastante relevante foi a necessidade de desenvolver o turismo sustentável, tendo em vista que os impactos ambientais têm sido motivo de preocupação da maioria dos entrevistados.
Descripción : ALMEIDA, Ylane de Araujo. Análise da percepção do poder público, empresariado e nativos sobre o turismo no município de Guaramiranga-CE. 2016. 57 f. TCC (Graduação) - Curso de Administração Pública, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Redenção-Ceara, 2016
URI : https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/525
Aparece en las colecciones: Monografias - Administração Pública Presencial

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Ylane de Araujo Almeida.pdf598,91 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.