Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5261
Título: Inteligência artificial na construção de texto sobre plantas medicinais quilombolas: avaliação de conteúdo e comparação com a literatura
Autor(es): Maciel, Rian da Silva
Palavras-chave: Quilombolas
Plantas medicinais
Inteligência Artificial
Data do documento: 5-Dez-2023
Citação: MACIEL, R. S. (2023)
Resumo: Os quilombos surgiram a partir do século XVI e foram formados por pessoas escravizadas que fugiam de seus “donos, essas comunidades apresentam um conjunto de costumes e aspectos característicos delas, tais como hábitos alimentares, sociais e de saúde. Quando se fala de saúde em comunidades tradicionais, não se pode excluir questão da ancestralidade, os tratamentos religiosos e o uso da medicina natural. Assim, com o passar dos anos as plantas medicinais continuam presentes no que diz respeito ao cuidado com a saúde. Isso se deve muito pelo método simples de cultivo, o baixo custo de produção e o conhecimento empírico sobre questões farmacológicas. As inteligências artificiais geraram resultados satisfatórios do ponto de vista clinico, resolvendo tarefas e agilizando condutas. Qual a capacidade e desempenho em desenvolver texto sobre a temática quilombola? Desenvolvendo um texto academicamente aceitável. O objetivo do trabalho foi observar a capacidade da inteligência artificial de gerar textos sobre o uso de plantas medicinais por comunidades quilombolas, e comparar os resultados com a literatura. Trata-se de um estudo metodológico e tecnológico do tipo observacional qualitativo que buscou analisar a capacidade de uma Inteligência Artificial (IA) de criar textos relacionado ao uso de plantas medicinais por quilombolas, e sua correlação com a literatura. As IA empregadas no presente estudo foram o Chat GPT e o You CHAT, no qual foram submetidos a responder três questões “o que são plantas medicinais?”, “quais as principais plantas medicinais utilizadas por quilombolas?” e “qual a importância da enfermagem na utilização de plantas medicinais em população quilombolas?”. Nos Resultados foi possível perceber que os textos gerados por IA apresentam similaridade em relação à estrutura e conteúdo, a escrita simples que quando comparada com literatura expressou certa fragilidade principalmente em relação a listagem de plantas medicinais. Mostraram-se ferramentas excelentes que podem contribuir com os pesquisadores na estruturação de uma pesquisa, mais que apresentam deficiência em relação à elaboração estudos mais robustos. Conclusão: os resultados alcançados pelas ia são admiráveis, percebe-se que aparenta uma certa limitação quanto a capacidade de elaboração acerca de assuntos mais “humanizados” e que envolvam subjetividade dos seres humanos.
Descrição: MACIEL, Rian da Silva. Inteligência artificial na construção de texto sobre plantas medicinais quilombolas: avaliação de conteúdo e comparação com a literatura. 2023. 30f. Monografia - Curso de Enfermagem, Instituto de Ciências da Saúde, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2023.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5261
Aparece nas coleções:Monografia - Enfermagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RIAN DA SILVA MACIEL.pdf2023_mono_rimaciel.pdf740,55 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.