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dc.contributor.authorRodrigues, Bruno de Paula-
dc.date.accessioned2024-08-05T15:58:59Z-
dc.date.available2024-08-05T15:58:59Z-
dc.date.issued2023-07-10-
dc.identifier.citationRODRIGUES, B. P. (2023)pt_BR
dc.identifier.urirepositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5273-
dc.descriptionRODRIGUES, Bruno de Paula. Cabaçal: A Linguagem do RPG como potencialidade na construção de uma abordagem sobre o Ceará da década de 1930. 2023. 18f. Outras modalidades de produções científicas e estudo de caso - Curso de Humanidades, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2023.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho trata-se de um ensaio acadêmico, busca debater e argumentar positivamente quanto à possibilidade pedagógico-metodológica das linguagens que constituem a formação do Role Playing Game (RPG), enquanto elemento mediador na construção de uma abordagem e entendimento crítico, no processo do ensino de história, entre o local/regional, no nível da educação básica. Tendo em vista, uma análise que revela a deficiência, em partes, do livro didático, em fazê-lo de forma a cumprir com as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e respeitando a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). Privilegiou-se como cenário da narrativa histórica o Ceará, nos anos 1930 do século vinte, para construir pedagogicamente repertórios por meio do RPG, isso se justifica pelo interesse em narrar essa história com mais vivacidade e participação de estudantes, para compreender esse jogo político, social e cultural que atravessava a história do Ceará na década de 1930, ao nosso ver, pouco é discutido nos livros didáticos de História. Com efeito, nosso interesse é em torno da problemática: como se ensinar os processos históricos desse período nacional de forma integrada, do ponto de vista regional e local sem cair numa abordagem determinista e generalizante, construído pela geopolítica que privilegiou as narrativas sudestinas lidas como nacional.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
dc.subjectRole Playingpt_BR
dc.subjectEducação Básicapt_BR
dc.subjectCearápt_BR
dc.titleCabaçal: A Linguagem do RPG como potencialidade na construção de uma abordagem sobre o Ceará da década de 1930pt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:Outras modalidades de produções científicas e estudo de caso - Bacharelado em Humanidades

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