Use este identificador para citar ou linkar para este item:
repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5273
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Rodrigues, Bruno de Paula | - |
dc.date.accessioned | 2024-08-05T15:58:59Z | - |
dc.date.available | 2024-08-05T15:58:59Z | - |
dc.date.issued | 2023-07-10 | - |
dc.identifier.citation | RODRIGUES, B. P. (2023) | pt_BR |
dc.identifier.uri | repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5273 | - |
dc.description | RODRIGUES, Bruno de Paula. Cabaçal: A Linguagem do RPG como potencialidade na construção de uma abordagem sobre o Ceará da década de 1930. 2023. 18f. Outras modalidades de produções científicas e estudo de caso - Curso de Humanidades, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho trata-se de um ensaio acadêmico, busca debater e argumentar positivamente quanto à possibilidade pedagógico-metodológica das linguagens que constituem a formação do Role Playing Game (RPG), enquanto elemento mediador na construção de uma abordagem e entendimento crítico, no processo do ensino de história, entre o local/regional, no nível da educação básica. Tendo em vista, uma análise que revela a deficiência, em partes, do livro didático, em fazê-lo de forma a cumprir com as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e respeitando a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). Privilegiou-se como cenário da narrativa histórica o Ceará, nos anos 1930 do século vinte, para construir pedagogicamente repertórios por meio do RPG, isso se justifica pelo interesse em narrar essa história com mais vivacidade e participação de estudantes, para compreender esse jogo político, social e cultural que atravessava a história do Ceará na década de 1930, ao nosso ver, pouco é discutido nos livros didáticos de História. Com efeito, nosso interesse é em torno da problemática: como se ensinar os processos históricos desse período nacional de forma integrada, do ponto de vista regional e local sem cair numa abordagem determinista e generalizante, construído pela geopolítica que privilegiou as narrativas sudestinas lidas como nacional. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
dc.subject | Role Playing | pt_BR |
dc.subject | Educação Básica | pt_BR |
dc.subject | Ceará | pt_BR |
dc.title | Cabaçal: A Linguagem do RPG como potencialidade na construção de uma abordagem sobre o Ceará da década de 1930 | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Outras modalidades de produções científicas e estudo de caso - Bacharelado em Humanidades |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
BRUNO_2023.pdf | 2023_outros_brodrigues.pdf | 234,87 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.