Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5273
Título: Cabaçal: A Linguagem do RPG como potencialidade na construção de uma abordagem sobre o Ceará da década de 1930
Autor(es): Rodrigues, Bruno de Paula
Palavras-chave: Ensino de História
Role Playing
Educação Básica
Ceará
Data do documento: 10-Jul-2023
Citação: RODRIGUES, B. P. (2023)
Resumo: Este trabalho trata-se de um ensaio acadêmico, busca debater e argumentar positivamente quanto à possibilidade pedagógico-metodológica das linguagens que constituem a formação do Role Playing Game (RPG), enquanto elemento mediador na construção de uma abordagem e entendimento crítico, no processo do ensino de história, entre o local/regional, no nível da educação básica. Tendo em vista, uma análise que revela a deficiência, em partes, do livro didático, em fazê-lo de forma a cumprir com as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e respeitando a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). Privilegiou-se como cenário da narrativa histórica o Ceará, nos anos 1930 do século vinte, para construir pedagogicamente repertórios por meio do RPG, isso se justifica pelo interesse em narrar essa história com mais vivacidade e participação de estudantes, para compreender esse jogo político, social e cultural que atravessava a história do Ceará na década de 1930, ao nosso ver, pouco é discutido nos livros didáticos de História. Com efeito, nosso interesse é em torno da problemática: como se ensinar os processos históricos desse período nacional de forma integrada, do ponto de vista regional e local sem cair numa abordagem determinista e generalizante, construído pela geopolítica que privilegiou as narrativas sudestinas lidas como nacional.
Descrição: RODRIGUES, Bruno de Paula. Cabaçal: A Linguagem do RPG como potencialidade na construção de uma abordagem sobre o Ceará da década de 1930. 2023. 18f. Outras modalidades de produções científicas e estudo de caso - Curso de Humanidades, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2023.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5273
Aparece nas coleções:Outras modalidades de produções científicas e estudo de caso - Bacharelado em Humanidades

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BRUNO_2023.pdf2023_outros_brodrigues.pdf234,87 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.