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dc.contributor.authorFarias, Roberto Gerônimo de-
dc.date.accessioned2024-08-05T18:10:16Z-
dc.date.available2024-08-05T18:10:16Z-
dc.date.issued2019-04-01-
dc.identifier.citationFARIAS, R. G. (2019)pt_BR
dc.identifier.urirepositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5300-
dc.descriptionFARIAS, Roberto Gerônimo de. Anarquismo e Educação pública: pedagogia libertária e perspectivas sobre o IDE. 2019. 23f. Projeto de Pesquisa - Curso de Humanidades, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2019.pt_BR
dc.description.abstractCom o resultado de pesquisas sobre o “baixo desempenho” dos alunos brasileiros na educação pública reflexões relevantes vêm sendo levantadas por especialistas, trazendo à tona discussões que eram tratadas com pouca relevância. Novos pensamentos pedagógicos foram surgindo e novas práticas desenvolvidas. Desta forma, modelos pedagógicos educacionais “antissistemáticos” e libertadores foram deixados de lado, enfraquecendo o debate teórico no ambiente acadêmico. Este projeto de pesquisa reafirma esta preocupação quando em seu corpo traz uma discussão sobre a relação entre anarquismo e educação ou “pedagogia libertária”. A pedagogia libertaria surge como movimento do anarquismo em busca da liberdade social dos indivíduos e da sociedade, com um discurso de uma educação autogerida, para tanto, critica qualquer educação ministrada pelo Estado. Desta forma, anarquistas que se encarregaram de pensar a instrução pública concluíram que uma “verdadeira educação” deveria se distinguir da educação pública. Autores relacionados a esta pedagogia libertaria foram utilizados como referenciais teóricos neste trabalho, que visa um estudo sobre a avaliação a partir da percepção discente sobre o IDE (Índice de Desempenho do Estudante.). Parte-se, assim, de uma revisão de literatura sobre o tema, para em seguida ser realizada uma pesquisa empírica com alunos do curso do BHU e da licenciatura em Sociologia por meio de entrevistas individuais.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectAnarquismopt_BR
dc.subjectEducação públicapt_BR
dc.subjectPedagogia libertáriapt_BR
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.titleAnarquismo e Educação pública: pedagogia libertária e perspectivas sobre o IDEpt_BR
dc.typeResearch projectpt_BR
Aparece nas coleções:Projeto de Pesquisa - Bacharelado em Humanidades (Redenção-CE) Instituto de Humanidades (Ceará)

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