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repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5300
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Farias, Roberto Gerônimo de | - |
dc.date.accessioned | 2024-08-05T18:10:16Z | - |
dc.date.available | 2024-08-05T18:10:16Z | - |
dc.date.issued | 2019-04-01 | - |
dc.identifier.citation | FARIAS, R. G. (2019) | pt_BR |
dc.identifier.uri | repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5300 | - |
dc.description | FARIAS, Roberto Gerônimo de. Anarquismo e Educação pública: pedagogia libertária e perspectivas sobre o IDE. 2019. 23f. Projeto de Pesquisa - Curso de Humanidades, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | Com o resultado de pesquisas sobre o “baixo desempenho” dos alunos brasileiros na educação pública reflexões relevantes vêm sendo levantadas por especialistas, trazendo à tona discussões que eram tratadas com pouca relevância. Novos pensamentos pedagógicos foram surgindo e novas práticas desenvolvidas. Desta forma, modelos pedagógicos educacionais “antissistemáticos” e libertadores foram deixados de lado, enfraquecendo o debate teórico no ambiente acadêmico. Este projeto de pesquisa reafirma esta preocupação quando em seu corpo traz uma discussão sobre a relação entre anarquismo e educação ou “pedagogia libertária”. A pedagogia libertaria surge como movimento do anarquismo em busca da liberdade social dos indivíduos e da sociedade, com um discurso de uma educação autogerida, para tanto, critica qualquer educação ministrada pelo Estado. Desta forma, anarquistas que se encarregaram de pensar a instrução pública concluíram que uma “verdadeira educação” deveria se distinguir da educação pública. Autores relacionados a esta pedagogia libertaria foram utilizados como referenciais teóricos neste trabalho, que visa um estudo sobre a avaliação a partir da percepção discente sobre o IDE (Índice de Desempenho do Estudante.). Parte-se, assim, de uma revisão de literatura sobre o tema, para em seguida ser realizada uma pesquisa empírica com alunos do curso do BHU e da licenciatura em Sociologia por meio de entrevistas individuais. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Anarquismo | pt_BR |
dc.subject | Educação pública | pt_BR |
dc.subject | Pedagogia libertária | pt_BR |
dc.subject | Avaliação | pt_BR |
dc.title | Anarquismo e Educação pública: pedagogia libertária e perspectivas sobre o IDE | pt_BR |
dc.type | Research project | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Projeto de Pesquisa - Bacharelado em Humanidades (Redenção-CE) Instituto de Humanidades (Ceará) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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