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repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5322
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Silva, Stefany Fernandes | - |
dc.date.accessioned | 2024-08-06T15:25:47Z | - |
dc.date.available | 2024-08-06T15:25:47Z | - |
dc.date.issued | 2018-06-07 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, S. F. (2018) | pt_BR |
dc.identifier.uri | repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5322 | - |
dc.description | SILVA, Stefany Fernandes. Educação inclusiva: o âmbito escolar de crianças e jovens com deficiência no ensino fundamental do sistema público municipal de Redenção. 2018. 26f. TCC (Graduação) - Curso de Humanidades, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este artigo trata sobre o processo inclusivo educacional de crianças e jovens com deficiência, versando sobre a educação inclusiva contrapondo a integração social existente nas escolas que por sua vez, em casos, tornam-se meios de “exclusão”. Configura o objetivo da pesquisa, analisar as práticas de educação inclusiva nas escolas públicas municipais, além de observar que tipo de impacto social gera-se na vida dos participantes desta inclusão quando trabalhada de forma positiva e quando não trabalhada. Iniciaremos por meio de uma abordagem constitucional sobre as bases legais de inclusão social e educacional, seguida conceitos e reflexões sobre a educação inclusiva e diferenciação da integração escolar, que serão chaves para compreensão e embasamento desta pesquisa, além de fundamentais para uma análise crítica sobre este processo inclusivo. Por fim, apresenta-se a pesquisa de campo realizada no munícipio de Redenção-CE em 3 escolas públicas no ensino fundamental, por um estudo de caso através de observações e entrevistas dentro do âmbito escolar das crianças e jovens com deficiência. Os resultados obtidos mostram que a educação inclusiva ainda é um desafio para o munícipio investigado, sendo um processo lento e de forte luta para sua efetivação. Onde podemos já encontrar nos espaços que oferecem uma educação inclusiva, alguns avanços no desenvolvimento socio acadêmico dessas crianças e jovens, assim como também no diferencial produzido na vida dos que convivem neste âmbito, estabelecendo uma quebra de estigmas sociais negativos relacionados à deficiência, além de um afloramento sensível e empático com o próximo, tendo-se como as relevâncias sociais para a origem desta pesquisa. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Educação Inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Deficiência | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento | pt_BR |
dc.subject | Inclusão | pt_BR |
dc.subject | Direito | pt_BR |
dc.title | Educação inclusiva: o âmbito escolar de crianças e jovens com deficiência no ensino fundamental do sistema público municipal de redenção | pt_BR |
dc.type | Article | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigo - Bacharelado em Humanidades |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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