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dc.contributor.authorSilva, Stefany Fernandes-
dc.date.accessioned2024-08-06T15:25:47Z-
dc.date.available2024-08-06T15:25:47Z-
dc.date.issued2018-06-07-
dc.identifier.citationSILVA, S. F. (2018)pt_BR
dc.identifier.urirepositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5322-
dc.descriptionSILVA, Stefany Fernandes. Educação inclusiva: o âmbito escolar de crianças e jovens com deficiência no ensino fundamental do sistema público municipal de Redenção. 2018. 26f. TCC (Graduação) - Curso de Humanidades, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2018.pt_BR
dc.description.abstractEste artigo trata sobre o processo inclusivo educacional de crianças e jovens com deficiência, versando sobre a educação inclusiva contrapondo a integração social existente nas escolas que por sua vez, em casos, tornam-se meios de “exclusão”. Configura o objetivo da pesquisa, analisar as práticas de educação inclusiva nas escolas públicas municipais, além de observar que tipo de impacto social gera-se na vida dos participantes desta inclusão quando trabalhada de forma positiva e quando não trabalhada. Iniciaremos por meio de uma abordagem constitucional sobre as bases legais de inclusão social e educacional, seguida conceitos e reflexões sobre a educação inclusiva e diferenciação da integração escolar, que serão chaves para compreensão e embasamento desta pesquisa, além de fundamentais para uma análise crítica sobre este processo inclusivo. Por fim, apresenta-se a pesquisa de campo realizada no munícipio de Redenção-CE em 3 escolas públicas no ensino fundamental, por um estudo de caso através de observações e entrevistas dentro do âmbito escolar das crianças e jovens com deficiência. Os resultados obtidos mostram que a educação inclusiva ainda é um desafio para o munícipio investigado, sendo um processo lento e de forte luta para sua efetivação. Onde podemos já encontrar nos espaços que oferecem uma educação inclusiva, alguns avanços no desenvolvimento socio acadêmico dessas crianças e jovens, assim como também no diferencial produzido na vida dos que convivem neste âmbito, estabelecendo uma quebra de estigmas sociais negativos relacionados à deficiência, além de um afloramento sensível e empático com o próximo, tendo-se como as relevâncias sociais para a origem desta pesquisa.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEducação Inclusivapt_BR
dc.subjectDeficiênciapt_BR
dc.subjectDesenvolvimentopt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectDireitopt_BR
dc.titleEducação inclusiva: o âmbito escolar de crianças e jovens com deficiência no ensino fundamental do sistema público municipal de redençãopt_BR
dc.typeArticlept_BR
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