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Título: Educação inclusiva: o âmbito escolar de crianças e jovens com deficiência no ensino fundamental do sistema público municipal de redenção
Autor(es): Silva, Stefany Fernandes
Palavras-chave: Educação Inclusiva
Deficiência
Desenvolvimento
Inclusão
Direito
Data do documento: 7-Jun-2018
Citação: SILVA, S. F. (2018)
Resumo: Este artigo trata sobre o processo inclusivo educacional de crianças e jovens com deficiência, versando sobre a educação inclusiva contrapondo a integração social existente nas escolas que por sua vez, em casos, tornam-se meios de “exclusão”. Configura o objetivo da pesquisa, analisar as práticas de educação inclusiva nas escolas públicas municipais, além de observar que tipo de impacto social gera-se na vida dos participantes desta inclusão quando trabalhada de forma positiva e quando não trabalhada. Iniciaremos por meio de uma abordagem constitucional sobre as bases legais de inclusão social e educacional, seguida conceitos e reflexões sobre a educação inclusiva e diferenciação da integração escolar, que serão chaves para compreensão e embasamento desta pesquisa, além de fundamentais para uma análise crítica sobre este processo inclusivo. Por fim, apresenta-se a pesquisa de campo realizada no munícipio de Redenção-CE em 3 escolas públicas no ensino fundamental, por um estudo de caso através de observações e entrevistas dentro do âmbito escolar das crianças e jovens com deficiência. Os resultados obtidos mostram que a educação inclusiva ainda é um desafio para o munícipio investigado, sendo um processo lento e de forte luta para sua efetivação. Onde podemos já encontrar nos espaços que oferecem uma educação inclusiva, alguns avanços no desenvolvimento socio acadêmico dessas crianças e jovens, assim como também no diferencial produzido na vida dos que convivem neste âmbito, estabelecendo uma quebra de estigmas sociais negativos relacionados à deficiência, além de um afloramento sensível e empático com o próximo, tendo-se como as relevâncias sociais para a origem desta pesquisa.
Descrição: SILVA, Stefany Fernandes. Educação inclusiva: o âmbito escolar de crianças e jovens com deficiência no ensino fundamental do sistema público municipal de Redenção. 2018. 26f. TCC (Graduação) - Curso de Humanidades, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2018.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5322
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