Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5338
Título: Entre interlocuções e experiências juvenis: narrativas interioranas sobre o período de pandemia no ensino médio na cidade de Guaiúba-CE
Autor(es): Silva, Francisco Gleilton Clemente da
Palavras-chave: Educação
Pandemia
Escola
Experiências
Data do documento: 27-Jan-2023
Citação: SILVA, F. G. C. (2023)
Resumo: O presente trabalho, apresentado em forma de Monografia, parte do tema Entre interlocuções e experiências juvenis: narrativas interioranas sobre o período de pandemia no ensino médio na cidade de Guaiúba-CE.. e busca refletir sobre o processo de pandemia da Covid-19 e como as suas consequências afetaram a vida pessoal e estudantil, mais precisamente no aspecto educacional, de jovens alunos interioranos da escola pública de ensino médio José Tristão Filho. Desse modo, a pesquisa objetiva além do mais, analisar e articular sobre os impactos condicionados aos jovens que vivenciaram este intenso período da história da humanidade, pontuando sobre os desafios e desdobramentos enfrentados por eles no processo de educação e socialização viabilizados, em grande parte, pelo espaço físico da escola. A metodologia utilizada consiste em um estudo explicativo, os procedimentos técnicos e a abordagem do problema contam com uma análise bibliográfica e pesquisa de campo junto a uma abordagem qualitativa possibilitando a partir de observações no espaço campo e de uma entrevista semi- estruturada o uso de narrativas, de maneira ativa, na composição e construção desta pesquisa. Assim, a partir da realização deste trabalho foi constatado a condição de disparidade na realidade destes alunos, com relação ao ensino e acesso aos mecanismos e ferramentas tecnológicas bem como ao próprio acesso a internet de qualidade e a espaços adequados para o estudo. É percebido ainda a delicada condição emocional dos jovens que vivenciaram o período de isolamento social, tendo as suas formações e experiências juvenis, em grupos, interrompidas por um considerável espaço de tempo. Nesse sentido, de um modo geral, este estudo reflete sobre as questões mencionadas acima e como será desafiador o processo de reparação das consequências educacionais e pessoais vividas neste período, creditando a educação como um considerável agente transformador da realidade fragilizada que existe hoje.
Descrição: SILVA, Francisco Gleilton Clemente da. Entre interlocuções e experiências juvenis: narrativas interioranas sobre o período de pandemia no ensino médio na cidade de Guaiúba-CE. 2023. 48f. Monografia - Curso de Sociologia, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Redenção-Ceará, 2023.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5338
Aparece nas coleções:Monografia - Sociologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FRANCISCO GLEILTON CLEMENTE DA SILVA.pdf2023_mono_fsilva.pdf554,05 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.