Use este identificador para citar ou linkar para este item:
repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/535
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Assis Anderson Ribeiro da | - |
dc.date.accessioned | 2017-02-17T18:47:51Z | - |
dc.date.available | 2017-02-17T18:47:51Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, A. A. R. da (2016) | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/535 | - |
dc.description.abstract | O objeto de estudo do presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é o Estado do Conhecimento da produção acadêmica discente gerada na pós-graduação stricto sensu no Brasil no período de 1987 a 2015 sobre Educação Matemática nos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP). Em décadas recentes tem sido recorrente a produção de pesquisas de estado da arte ou estado do conhecimento, que são estudos de natureza descritiva e se apresentam na forma de mapa, dossiê, agenda, entre outras nomenclaturas. A expansão de estudos dessa natureza de mapeamento da produção acadêmica sobre um campo de conhecimento tem se evidenciado como importante na produção do conhecimento, por identificar lacunas, principais recorrências, convergências e/ou divergências, oportunizando indicar novas rotas de pesquisa, de complementariedade e/ou aprofundamento de assuntos, emergência de campos de investigação, entre outros. O objetivo geral da pesquisa consiste em analisar a produção acadêmica discente gerada na pós-graduação stricto sensu brasileira sobre a Educação Matemática nos PALOP no período de 1987 a 2015. A opção pelo objeto de estudo ora enunciado está relacionada à trajetória acadêmica na licenciatura em Ciências da Natureza e Matemática (CNeM) iniciada em 2011, no Instituto de Ciências Exatas e da Natureza (ICEN) da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), imbuído do propósito de desenvolver um TCC alinhado com a missão institucional da UNILAB e do ICEN, assim como uma pesquisa com repercussão na CNeM a partir os países parceiros dos quais muitos estudantes desse curso são provenientes, razão do foco na produção acadêmica discente sobre Educação Matemática nos PALOP. Consoante o objeto de estudo e objetivo geral proposto, o objeto-problema da pesquisa enfoca a seguinte questão: como se configura a produção acadêmica discente gerada na pós-graduação stricto sensu no Brasil sobre a Educação Matemática nos PALOP no período de 1987 a 2015? A pesquisa descritiva é o principal aporte metodológico da pesquisa empreendida. Os resultados da investigação revelam que para além de inventariar a produção acadêmica discente sobre a Educação Matemática nos PALOP, é imprescindível avançar em pesquisas sobre esse campo de conhecimento da Educação Matemática nos países parceiros da UNILAB; assim como transitar de um estado do conhecimento para um estado da arte poderá ampliar cada vez mais saberes sobre a Educação Matemática no continente africano. | pt_BR |
dc.subject | Matemática - pesquisa | pt_BR |
dc.subject | Matemática – produção acadêmica | pt_BR |
dc.title | Estado de conhecimento da produção acadêmica discente na pós-graduação stricto sensu no Brasil entre 1987-2015 sobre educação matemática nos países africanos de língua oficial portuguesa (PALOP) | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Monografia - Ciência da Natureza e da Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Assis Andreson Ribeiro Tcc com ficha.pdf | 1,2 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.