Use este identificador para citar ou linkar para este item:
repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5361
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Cryslania de Souza e | - |
dc.date.accessioned | 2024-08-07T18:13:06Z | - |
dc.date.available | 2024-08-07T18:13:06Z | - |
dc.date.issued | 2021-05-07 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, C. S. (2021) | pt_BR |
dc.identifier.uri | repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5361 | - |
dc.description | SILVA, Cryslania de Souza e. As contribuições do ensino de etnomatemática para uma educação anti-racista: experiências do curso de Pedagogia da Unilab. 2021. 17f. TCC (Graduação) - Curso de Pedagogia, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Redenção-Ceará, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este artigo tem como finalidade identificar os aprendizados de estudantes da licenciatura em Pedagogia da Universidade da Integração da Lusofonia Afro Brasileira (UNILAB) obtidos junto à componente Etnomatemática. Conceito que surgiu na década de 70 com base em críticas voltadas ao ensino tradicional da matemática. Esse estudo tem como objetivo investigar se é possível aprender história, a partir dos valores civilizatórios culturais de matrizes africanas e afro-brasileiras presentes em seus conhecimentos matemáticos. Estudo de caráter qualitativo, utilizou-se de referenciais teóricos presentes na disciplina Ensino da Etnomatemática, do curso de Pedagogia da Unilab, como também da análise de entrevistas abertas direcionadas pela abordagem da pesquisa em questão. Ao final do estudo, considerando as analises dos questionários, foi possível verificar que é possível ensinar história, a partir dos valores civilizatórios culturais de matrizes africanas e afro brasileiras, combatendo o racismo. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Etnomatemática | pt_BR |
dc.subject | Formação de Professores | pt_BR |
dc.subject | Educação Antirracista | pt_BR |
dc.title | As contribuições do ensino de etnomatemática para uma educação anti-racista: experiências do curso de Pedagogia da Unilab | pt_BR |
dc.type | Article | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigo - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CRYSLÂNIA DE SOUZA E SILVA TCC.pdf | 2021_art_csilva.pdf | 149,03 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.