Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5366
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPereira, Ana Carla Lima-
dc.date.accessioned2024-08-07T18:42:05Z-
dc.date.available2024-08-07T18:42:05Z-
dc.date.issued2021-08-23-
dc.identifier.citationPEREIRA, A. C. L. (2021)pt_BR
dc.identifier.urirepositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5366-
dc.descriptionPEREIRA, Ana Carla Lima. Os impactos do Estágio Supervisionado: aprendizagens e desafios sobre a Educação Especial Inclusiva. 2021. 11f. TCC (Graduação) - Curso de Pedagogia, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Redenção-Ceará, 2021.pt_BR
dc.description.abstractO presente artigo é resultado de uma pesquisa-ação, no processo de aprendizagem vivenciado e em constante transição, não só na disciplina de Estágio nos Anos Iniciais nos Países da Integração, que é uma componente obrigatória do curso de Licenciatura Plena em Pedagogia do semestre 2018.2, na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro Brasileira – Unilab, campus Acarape, Ceará, mas que se deu, também, numa pesquisa autobiográfica desde que as histórias dos meus pais, dos pais dos meus pais e de todas e todos fossem construídas coletivamente e historicamente. Foram trajetórias que colaboraram com meu crescimento psicológico, educacional, espiritual e profissional. Soma-se ao conjunto de elementos de aprendizagem que o estágio proporciona, o debate sobre a inclusão de crianças com deficiência, pautando a necessidade do pensamento sobre uma Pedagogia que inclua, de fato, a diversidade e diferenças na sala de aula. Autores como Lima (2003, p.51), Kleiman (1995), Freire (1996), dentre outros, deram-nos as bases para a observação da “dimensão coletiva dentro do envolvimento teórico-prático do projeto coletivo do estágio e sua dimensão maior de formação do educador” (2003, p.51), bem como a organização reflexiva do pensamento e a percepção do ensino como “um ato de liberdade e autoridade” (1996, p.117). Portanto, reafirmamos com os autores em tela que a sala de aula é um campo de pesquisa e construção do saber na prática docente.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEstágio Supervisionadopt_BR
dc.subjectFormação Docentept_BR
dc.subjectEducação Especial Inclusivapt_BR
dc.subjectPedagogia das Diferençaspt_BR
dc.titleOs impactos do Estágio Supervisionado: aprendizagens e desafios sobre a Educação Especial Inclusivapt_BR
dc.typeArticlept_BR
Aparece nas coleções:Artigo - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANA CARLA LIMA PEREIRA Artigo.pdf2021_art_apereira.pdf274,88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.