Use este identificador para citar ou linkar para este item:
repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5366
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Pereira, Ana Carla Lima | - |
dc.date.accessioned | 2024-08-07T18:42:05Z | - |
dc.date.available | 2024-08-07T18:42:05Z | - |
dc.date.issued | 2021-08-23 | - |
dc.identifier.citation | PEREIRA, A. C. L. (2021) | pt_BR |
dc.identifier.uri | repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5366 | - |
dc.description | PEREIRA, Ana Carla Lima. Os impactos do Estágio Supervisionado: aprendizagens e desafios sobre a Educação Especial Inclusiva. 2021. 11f. TCC (Graduação) - Curso de Pedagogia, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Redenção-Ceará, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente artigo é resultado de uma pesquisa-ação, no processo de aprendizagem vivenciado e em constante transição, não só na disciplina de Estágio nos Anos Iniciais nos Países da Integração, que é uma componente obrigatória do curso de Licenciatura Plena em Pedagogia do semestre 2018.2, na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro Brasileira – Unilab, campus Acarape, Ceará, mas que se deu, também, numa pesquisa autobiográfica desde que as histórias dos meus pais, dos pais dos meus pais e de todas e todos fossem construídas coletivamente e historicamente. Foram trajetórias que colaboraram com meu crescimento psicológico, educacional, espiritual e profissional. Soma-se ao conjunto de elementos de aprendizagem que o estágio proporciona, o debate sobre a inclusão de crianças com deficiência, pautando a necessidade do pensamento sobre uma Pedagogia que inclua, de fato, a diversidade e diferenças na sala de aula. Autores como Lima (2003, p.51), Kleiman (1995), Freire (1996), dentre outros, deram-nos as bases para a observação da “dimensão coletiva dentro do envolvimento teórico-prático do projeto coletivo do estágio e sua dimensão maior de formação do educador” (2003, p.51), bem como a organização reflexiva do pensamento e a percepção do ensino como “um ato de liberdade e autoridade” (1996, p.117). Portanto, reafirmamos com os autores em tela que a sala de aula é um campo de pesquisa e construção do saber na prática docente. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Estágio Supervisionado | pt_BR |
dc.subject | Formação Docente | pt_BR |
dc.subject | Educação Especial Inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Pedagogia das Diferenças | pt_BR |
dc.title | Os impactos do Estágio Supervisionado: aprendizagens e desafios sobre a Educação Especial Inclusiva | pt_BR |
dc.type | Article | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigo - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ANA CARLA LIMA PEREIRA Artigo.pdf | 2021_art_apereira.pdf | 274,88 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.