Use este identificador para citar ou linkar para este item:
repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5374
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Freitas, Tiago Morais de | - |
dc.date.accessioned | 2024-08-08T13:52:35Z | - |
dc.date.available | 2024-08-08T13:52:35Z | - |
dc.date.issued | 2023-02-01 | - |
dc.identifier.citation | FREITAS, T. M. (2023) | pt_BR |
dc.identifier.uri | repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5374 | - |
dc.description | FREITAS, Tiago Morais de. Formação docente na perspectiva da educação das relações étnico-raciais: é possível falar de uma aprendizagem da docência antirracista? 2023. 28f. TCC (Graduação) - Curso de Pedagogia, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Redenção-Ceará, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este artigo objetiva compreender os fundamentos epistemológicos, culturais, educacionais e políticos do curso de pedagogia da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (Unilab) e sua contribuição para uma aprendizagem da docência em uma perspectiva antirracista. O estudo de abordagem qualitativa foi realizado em 2022 e está fundamentado nos estudos decoloniais (GONÇALVES; SILVA, 2000; QUIJANO, 2002; GOMES, 2018; MIGNOLO, 2019). Adotou-se a pesquisa narrativa para a análise de aspectos de uma trajetória formativa no curso. Evidencia-se que, na formação inicial, se comprometida com outras perspectivas epistemológicas e culturais, como no caso da afrocentricidade como base formadora, é possível um pensar contra-hegemônico e descolonizante do aprender e da ação docente, constituindo um percurso para uma aprendizagem da docência em perspectiva antirracista. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Educação antirracista | pt_BR |
dc.subject | Curso de Pedagogia | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem da docência | pt_BR |
dc.subject | Relações étnico-raciais | pt_BR |
dc.title | Formação docente na perspectiva da educação das relações étnico-raciais: é possível falar de uma aprendizagem da docência antirracista? | pt_BR |
dc.type | Article | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigo - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Tiago Morais de Freitas.pdf | 2023_art_tfreitas.pdf | 285,45 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.