Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5377
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Mayra Mirley Alves da-
dc.date.accessioned2024-08-08T14:00:43Z-
dc.date.available2024-08-08T14:00:43Z-
dc.date.issued2023-02-02-
dc.identifier.citationSILVA, M. M. A. (2023)pt_BR
dc.identifier.urirepositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5377-
dc.descriptionSILVA, Mayra Mirley Alves da. Pedagogia brincante: experiências de crianças de 05 a 11 anos da comunidade rural de Guassi/CE. 2023. 19f. TCC (Graduação) - Curso de Pedagogia, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Redenção-Ceará, 2023.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho reflete sobre o lugar das brincadeiras em processos de ensino/aprendizagens comuns e de forma coletiva, em situações de sociabilidades infantis fora da instituição escolar. Optamos como abordagem metodológica a investigação etnográfica qualitativa, mediante observações participantes, embasando-se em fontes bibliográficas principalmente as do campo educacional como Paulo Freire, Rubem Alves, Renato Noguera, Jorge Larrosa, Patrícia Corsino, entre outros (as) autores (as), que nos auxiliaram a pensar novas experiências pedagógicas para o meio escolar em espaços rurais. Assim, realizamos a investigação com crianças de cinco a onze anos de idade da comunidade de Guassi, distrito de Redenção-CE. Tendo como objetivo conhecer sobre as brincadeiras de crianças residentes na comunidade de Guassi/CE em situação não escolar e refletir posteriormente na extensão dessas experiências no cenário educacional. Este artigo se concretiza por meio da pesquisa etnográfica qualitativa, aproximando-se do brincar das crianças rurais, promovendo visibilidade aos seus contextos locais, família, escola, comunidade. Definimos aqui pedagogia brincante - um modo de ensino/aprendizagem inspirada nas práticas dos brincantes por estas representarem as manifestações de sua própria cultura, bem como exemplos da cultura popular reisados, maracatu, caboclinho, entre outras. Essas práticas culturais estruturam modos de viver que articulam ações coletivas, transmissões de conhecimentos de geração para geração, a forma de se colocar no mundo com autonomia e a produção de uma estética que no horizonte maior possibilita a autonomia do ser.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectPedagogia Brincantept_BR
dc.subjectBrincadeirapt_BR
dc.subjectCriançapt_BR
dc.subjectGuassi/CEpt_BR
dc.titlePedagogia brincante: experiências de crianças de 05 a 11 anos da comunidade rural de Guassi/CEpt_BR
dc.typeArticlept_BR
Aparece nas coleções:Artigo - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Mayra Mirley Alves da Silva.pdf2023_art_msilva.pdf202,11 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.