Use este identificador para citar ou linkar para este item:
repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5383
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Oliveira, Natalia Kelly de Freitas | - |
dc.date.accessioned | 2024-08-08T15:49:14Z | - |
dc.date.available | 2024-08-08T15:49:14Z | - |
dc.date.issued | 2023-06-28 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, N. K. F. (2023) | pt_BR |
dc.identifier.uri | repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5383 | - |
dc.description | OLIVEIRA, Natalia Kelly de Freitas. Educadores(as), vamos brincar de cosplay? Um estudo acerca da ludicidade e das práticas lúcidas no processo de ensino-aprendizagem das crianças nas séries iniciais. 2023. 22f. TCC (Graduação) - Curso de Pedagogia, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Redenção-Ceará, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente artigo propõe um olhar reflexivo sobre a importância da ludicidade e das práticas lúdicas no processo de ensino e aprendizagem das crianças nos anos iniciais do ensino fundamental. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de abordagem exploratória sobre o tema em questão, fundamentando-se na observação in loco (instituição escolar) das práticas docentes realizadas no chão da escola. Como instrumento de pesquisa foi utilizado um questionário com perguntas semiestruturadas aplicado a 6 (seis) professoras da educação básica da rede municipal de ensino, da cidade de Redenção/Ce, e com base na análise dos questionários foi selecionada uma das professora para realização de uma entrevista oral, cujo depoimento foi incorporado na análise do artigo. Outro aspecto abordado na pesquisa, foi a observação de campo, que objetivou investigar de que modo a ludicidade está presente na prática docente em sala de aula. Ao final, apresentamos o Cosplay como possibilidade pedagógica lúdica, onde o brincar se concretiza na experiência de se fantasiar e no jogo performático. Com resultado encontrado, verificou-se que a brincadeira deve continuar nas séries iniciais, e que as atividades lúdicas precisam ser entendidas como aquelas em que a criança aprenda de forma prazerosa, rompendo com uma visão tradicional de que na sala de aula todo jogo e/ou brincadeira precisa ter uma finalidade pedagógica que sustente um objetivo curricular. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Ludicidade | pt_BR |
dc.subject | Educação Básica | pt_BR |
dc.subject | Brincar | pt_BR |
dc.subject | Cosplay | pt_BR |
dc.title | Educadores(as), vamos brincar de cosplay? Um estudo acerca da ludicidade e das práticas lúcidas no processo de ensino-aprendizagem das crianças nas séries iniciais | pt_BR |
dc.type | Article | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigo - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
NATALIA KELLY DE FREITAS OLIVEIRA.pdf | 2023_art_noliveira.pdf | 300,62 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.