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dc.contributor.authorSilva, Amanda Santos-
dc.date.accessioned2024-08-08T16:12:56Z-
dc.date.available2024-08-08T16:12:56Z-
dc.date.issued2023-07-10-
dc.identifier.citationSILVA, A. S. (2023)pt_BR
dc.identifier.urirepositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5386-
dc.descriptionSILVA, Amanda Santos. Reflexões sobre a ludicidade no processo de ensino-aprendizagem na educação infantil II da escola Municipal Maria Mocinha Rocha Sá de Pacatuba-CE. 2023. 24f. TCC (Graduação) - Curso de Pedagogia, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Redenção-Ceará, 2023.pt_BR
dc.description.abstractO presente artigo tem como objetivo refletir sobre a ludicidade na educação infantil. Também pretende analisar a aplicabilidade dos conteúdos e atividades lúdicas realizadas em sala de aula, prioritariamente no infantil III da Escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental Maria Mocinha Rocha Sá, localizada na cidade de Pacatuba-CE – lócus selecionado para aplicabilidade da pesquisa, por se configurar como local de minha atuação docente. Considerando as práticas de ensino-aprendizado que adotam a ludicidade como modo de fazer e de interação social em escolas de ensino inicial, com maior atenção para uma turma do infantil III da respectiva escola mencionada. Para isso, atuando como professora, me coloco como pesquisadora de campo diante da turma citada onde observo, planejo, executo, analiso e relato sobre as atividades lúdicas propostas, no presente artigo. Para o desenvolvimento da pesquisa desse artigo, incluo autores como Vigotsky, Winnicott, Marcelino, Friedman, Fernando Alves, Scheila Cordazzo, Mônica Massa, Denise Nalini, dentre outros (as) mais, para pensar e refletir sobre a questão do lúdico como parte da prática pedagógica docente. Do ponto de vista metodológico assumi a abordagem da pesquisa-ação Thiollent (2011). Uma abordagem utilizada nas ciências sociais aplicadas – educação e psicologia, que nos pareceu adequada, pois um dos seus pilares estruturante se configura como a possibilidade de intervenção no contexto social. Para os autores Thiollent (2011) e Haguete (1992) sua origem se localizou na psicologia social e tem como prática a intervenção em contextos sociais visando mudanças, alterações e deslocamentos destes contextos. As referências citadas tem o intuito de analisar o fazer docente percebendo as contribuições do lúdico nesse processo de ensino aprendizagem das crianças colocando-as como protagonistas desse meio, a partir do olhar da docente regente da turma pesquisadora em serviço.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectPesquisa-açãopt_BR
dc.subjectLúdicopt_BR
dc.subjectIntervençãopt_BR
dc.titleReflexões sobre a ludicidade no processo de ensino-aprendizagem na educação infantil II da escola Municipal Maria Mocinha Rocha Sá de Pacatuba-CEpt_BR
dc.typeArticlept_BR
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