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dc.contributor.authorSilva, Francisca Angerline de Lima da-
dc.date.accessioned2017-02-17T18:48:53Z-
dc.date.available2017-02-17T18:48:53Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationSILVA, F. A. de L. da (2016)pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/538-
dc.description.abstractNas últimas décadas tem se produzido várias pesquisas conhecidas pela denominação estado da arte, estado do conhecimento, mapas, dossiês, entre outras nomenclaturas. Tem se expandido estudos dessa natureza, tipicamente caracterizados pela perspectiva de gerar mapeamento da produção acadêmica sobre um campo de conhecimento, identificando as principais convergências, recorrências, divergências, lacunas, podendo apontar com isso novas possibilidades de investigação, “pistas” para a complementariedade e/ou o aprofundamento de temáticas, entre outros. Alinhado com essa perspectiva de pesquisa, o objetivo geral da pesquisa consiste em analisar o ensino de Ciências nos Palop na produção acadêmica discente em Programas de Pós-Graduação stricto sensu gerada no Brasil. O objeto de estudo do presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é o estado do conhecimento sobre o ensino de Ciências nos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (Palop) a partir da análise da produção acadêmica discente na pós-graduação no Brasil no período de 1987 a 2012. A iniciativa de propor tal objeto de estudo está relacionada ao percurso acadêmico na licenciatura em Ciências da Natureza e Matemática (CNeM) vivenciado entre 2011 e 2016, no Instituto de Ciências Exatas e da Natureza (ICEN) da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), em que a missão institucional da universidade motivou conhecer sobre a realidade do ensino nos países parceiros dos quais muitos estudantes da CNeM são oriundos. O objetoproblema da pesquisa a seguinte questão: como se configura o ensino de Ciências nos Países Africanos de Língua Oficial portuguesa (Palop), a partir da análise da produção acadêmica discente nas dissertações de mestrado e teses doutorado produzidas no Brasil de 1987 a 2012? Metodologicamente recorreu-se à pesquisa descritiva para subsidiar o percurso investigativo. A pesquisa foi reveladora da necessidade e importância de atualizar o estado do conhecimento abrangendo os estudos no período de 2013 a 2016, assim como para além de um estado de conhecimento, desenvolver-se um estado da arte.pt_BR
dc.subjectCiências – Estudo e ensinopt_BR
dc.titleEnsino de ciências nos países africanos de língua oficial portuguesa (PALOP)pt_BR
dc.title.alternativeestado do conhecimento da produção acadêmica discente na pós-graduação no Brasil entre 1987 - 2012pt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:Monografia - Ciência da Natureza e da Matemática

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