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dc.contributor.authorMané, Aminata Nádia Gomes-
dc.date.accessioned2024-08-08T17:03:37Z-
dc.date.available2024-08-08T17:03:37Z-
dc.date.issued2023-11-17-
dc.identifier.citationMANÉ, A. N. G. (2023)pt_BR
dc.identifier.urirepositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5390-
dc.descriptionMANÉ, Aminata Nadia Gomes. No chão batido e na terra: os saberes culturais guineenses e a Alfabetização e Educação de Base de Jovens e Adultos nas Tabancas de Sansanto e Mankala, em Guiné-Bissau. 2023. 22f. TCC (Graduação) - Curso de Pedagogia, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Redenção-Ceará, 2023.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho tem como objetivo discutir os saberes culturais e suas implicações na Alfabetização e educação de base de jovens e adultos nas tabancas de Sansanto e Mankala, localizadas na região de Mansoa, em Guiné-Bissau. Nesse sentido, o texto nos mostra a relação entre a educação não formal, promovida nas duas tabancas, com as heranças culturais vividas no país, as quais afetam a escolarização de mulheres, principalmente, ao interromperem seus estudos. Pressupomos que as experiências culturais guineenses abrem caminhos para as discussões em torno dos processos de exclusão relacionados às questões de gênero, religião, ancestralidade, produzidas no interior das culturas e que atravessam o currículo escolar. Em função disso, a base teórica precede de Toyin Falola (2020), Hampáté-Bâ (2010), Ocuni Cá (2008) e vários obras de Paulo Freire (1989); (2003); (2013) cujos conceitos nos permitiram analisar as questões apontadas na pesquisa. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo etnográfica, cuja coleta de dados foi realizada por meio de entrevista semiestruturada, por meio virtual, gravada na língua nacional crioulo e traduzida para língua portuguesa. A Análise de Conteúdo (Bardin, 2011) definiu o método de análise e interpretação dos dados coletados nos depoimentos da professora entrevistada. Os dados foram organizados em três categorias de análise, recorrentes na fala: Alfabetização, Cultura, Gênero, e entrecruzados na Alfabetização e educação de base de jovens e adultos. Diante desses achados, nossa conclusão é que os saberes culturais, enraizados nas tradições africanas, reproduzem o machismo em suas formas estruturais, as quais impossibilitam as mulheres de obterem a escolarização necessária à superação do analfabetismo feminino. O abandono nas salas de aula tem por razões a gravidez e o casamento precoce, a preferência dos pais em atender às necessidades dos meninos, a sobrecarga nas tarefas domésticas, além da participação nos ritos de iniciação e preparação para o ser mulher . No entanto, é possível perceber que o aumento da escolarização das mulheres, principalmente, tem gerado mudanças lentas e graduais com reflexos na melhoria das condições profissionais ao ocuparem postos de trabalho valorizados em cargos de liderança, na ressignificação do olhar sobre as práticas culturais que começam a sofrer adaptações nas tradições africanas. Esperamos que o texto abra caminhos para novas reflexões com destaque para o desenvolvimento como pauta na agenda do mundo nas questões do respeito, da valorização e do empoderamento dos países africanos, os quais muito têm a nos ensinar!pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectAlfabetização e educação de base de jovens e adultospt_BR
dc.subjectSaberes culturaispt_BR
dc.subjectGênero/Mulherespt_BR
dc.subjectTabancas Sansanto e Mankalapt_BR
dc.subjectGuiné-Bissaupt_BR
dc.titleNo chão batido e na terra: os saberes culturais guineenses e a Alfabetização e Educação de Base de Jovens e Adultos nas Tabancas de Sansanto e Mankala, em Guiné-Bissaupt_BR
dc.typeArticlept_BR
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