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dc.contributor.authorFerreira, Francisco Gabriel Silveira-
dc.date.accessioned2024-08-08T17:39:06Z-
dc.date.available2024-08-08T17:39:06Z-
dc.date.issued2020-10-29-
dc.identifier.citationFERREIRA, F. G. S. (2020)pt_BR
dc.identifier.urirepositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5393-
dc.descriptionFERREIRA, Francisco Gabriel Silveira. A educação social e a reapodere na comunidade da estrada velha, Acarape - CE: uma análise crítica. 2020. 67f. Monografia - Curso de Pedagogia, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Redenção-Ceará, 2020.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho pretende dar continuidade a uma ramificação da proposta apresentada no primeiro ciclo da graduação no Bacharelado em Humanidades da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, tendo como objetivo investigar as contribuições das atividades socioeducativas da reaPODERE com crianças em situação de pobreza na comunidade da Estrada Velha, Acarape, Ceará, no intuito de conhecer e evidenciar os aportes teóricos e metodológicos utilizados o referido projeto a fim de analisar o processo de aplicação das ações na comunidade. Desta forma, utilizamos dos métodos qualitativos de investigação através de grupo focal na qual participaram 5 de 8 participantes que estavam atuando na Frente das Crianças no momento da pesquisa. A base teórica vinca em uma perspectiva crítica para o entendimento inicial sobre as questões de pobreza a partir da Lei da Acumulação Geral do Capital (Marx), buscando explicações a partir da expansão do capitalismo na Inglaterra no século XIX, e nos estudos de Edlene Pimentel (2012), para então analisarmos esse fenômeno através de alguns marcadores sociais que se apresentam como alternativas à situação de pobreza, principalmente pela educação. Focamos um olhar sobre as infâncias que se encontram na linha da pobreza ou na extrema pobreza, pois além de estarem privadas de direitos básicos, ainda não são reconhecidas pela sua condição social. O acesso à educação escolar para crianças e jovens pobres vem sendo cada vez mais articulada à chamada ferramenta teórico- metodológica, técnico-operativo e político-pedagógico, intitulada de socioeducação, no intuito de complementar a formação do indivíduo, e vem sendo apropriada por diversas entidades, e para a Universidade, através da extensão, configura-se como uma das apostas na promoção de uma educação que possibilita o desenvolvimento da consciência crítica através de atividades socioeducativas. Pela análise de dados captadas pelo grupo focal, foi possível aferir que a extensão socioeducativa da reaPODERE configura-se como o desenvolvimento de atividades que articulam universidade-comunidade a fim de propor reflexões críticas da realidade e potencializar o protagonismo de crianças levando em conta seus marcadores e contextos sociais que se articulam com outras entidades como alternativas à pobreza através de elementos da cultura, o entendimento de si e das emoções.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectPobrezapt_BR
dc.subjectSocioeducaçãopt_BR
dc.subjectreaPODEREpt_BR
dc.titleA educação social e a reapodere na comunidade da estrada velha, Acarape - CE: uma análise críticapt_BR
dc.typeMonographpt_BR
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