Use este identificador para citar ou linkar para este item:
repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5399
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Maria Patrícia de Souza da | - |
dc.date.accessioned | 2024-08-08T17:53:09Z | - |
dc.date.available | 2024-08-08T17:53:09Z | - |
dc.date.issued | 2021-08-20 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, M. P. S. (2021) | pt_BR |
dc.identifier.uri | repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5399 | - |
dc.description | SILVA, Maria Patrícia de Souza da. Os impactos da família na escola: participação ou ausência. 2021. 49f. Monografia - Curso de Pedagogia, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Redenção-Ceará, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho tem por objetivo analisar a importância da participação dos responsáveis/família na educação escolar das crianças e jovens, assim como os efeitos da participação ou ausência desses responsáveis no desenvolvimento cognitivo e integral da aprendizagem. Busca ainda identificar como os responsáveis reconhecem a importância do acompanhamento, averiguando as relações entre os discursos e as práticas sobre os impactos no desenvolvimento da aprendizagem das crianças e dos jovens. Na atual pesquisa foram feitas análises de alguns autores Silva, Carvalho, Faiffer, Cavalcante e Penin para compreender os impactos que a relação família/escola tem sobre as crianças e os jovens e as estratégias para que esse envolvimento seja efetivo e com resultados positivos. A análise da pesquisa decorre de confrontar a teoria e a prática sobre a participação dos responsáveis na escola, primeiramente perguntando qual a importância da participação na instituição de ensino e depois fazendo pensar em como está sendo sua participação. O resultado final do trabalho se mostrou satisfatório, uma vez que em sua maioria os responsáveis entendiam a importância do acompanhamento e participavam de diferentes formas na educação escolar das crianças e jovens. Além desse resultado, compreendemos que responsáveis junto a escola desenvolvem o cognitivo, psico e o social das crianças e dos jovens, tivemos acesso a diferentes métodos e estratégias de aproximar os responsáveis e a escola. Acreditamos, desta maneira, que estamos colaborando com o crescimento educacional dos (as) estudantes e com o aumento do vínculo entre toda a comunidade escolar. Sendo assim, contribuir para que se compreenda o processo de ensino-aprendizagem, assim como o necessário para que se alcance o sucesso escolar. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Participação | pt_BR |
dc.subject | Responsáveis | pt_BR |
dc.subject | Família | pt_BR |
dc.subject | Escola | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento | pt_BR |
dc.title | Os impactos da família na escola: participação ou ausência | pt_BR |
dc.type | Monograph | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Monografia - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MARIA PATRÍCIA DE SOUZA DA SILVA .pdf | 2021_mono_msilva.pdf | 478,62 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.