Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5405
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Antonia Cristiane Lima-
dc.date.accessioned2024-08-08T18:18:14Z-
dc.date.available2024-08-08T18:18:14Z-
dc.date.issued2021-04-14-
dc.identifier.citationSILVA, A. C. L. (2021)pt_BR
dc.identifier.urirepositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5405-
dc.descriptionSILVA, Antônia Cristiane Lima. Relatos autobiográficos na perspectiva na formação docente: experiências do racismo no cotidiano escolar. 2021. 37f. Monografia - Curso de Pedagogia, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Redenção-Ceará, 2021.pt_BR
dc.description.abstractO trabalho busca identificar e analisar as práticas do racismo no cotidiano escolar e familiar, refletindo sobre as mesmas a partir das minhas vivências autobiográficas, e contribuindo para a criação e desenvolvimento de práticas pedagógicas voltadas para a valorização da identidade negra, com base em aprendizados no meu processo de formação docente, fortalecendo, assim, a valorização e reconhecimento do ser negro/a em sociedade. O presente trabalho pretende intervir nos processos de ensino/aprendizado na escola, considerando as narrativas autobiográficas como fontes propulsoras de mudanças nas relações entre discentes e docentes, pautadas nas diversidades e pluralismo cultural no âmbito escolar. A partir de autobiografias podemos proporcionar reflexões capazes de induzir mudanças a favor de todas/os aquelas/es que busquem meios na escola para garantir seu desenvolvimento intelectual, sem que sua classe social ou cor de pele possam ser fatores que alterem seus resultados. A metodologia utilizada foi de produção e análise reflexiva da minha narrativa autobiográfica, com recurso a relatos sobre minha experiência de vida, em diálogo com o referencial teórico proposto nos estudos de Fabio Rios, Mariana Jantsch Souza, Paulo Freire, Franco Ferrarotti, Inês Ferreira de Souza Bragança, Nilma Lino Gomes. Como resultado, foi percebido a importância de narrar a própria história de vida, de aprender com as experiências formadoras e os processos formativos nelas contidas, pois permite repensarmos e recriarmos novos conceitos e métodos pedagógicos que agreguem na valorização da identidade do/a profissional docente. Também foi importante tornar do conhecimento de todos, que a ancestralidade negra está presente nas representações culturais e, é fundamental para entendermos nosso papel social, desmistificando os estereótipos que atribuem aos nossos antepassados. Destaco a importância da rememoração de vivências como possíveis possibilidades na promoção de práticas pedagógicas antirracistas e na busca de combater o racismo escolar, entendendo a urgência desse combate, pois, o racismo tira a humanidade de crianças negras.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectProcessos formativospt_BR
dc.subjectRelatos autobiográficospt_BR
dc.titleRelatos autobiográficos na perspectiva na formação docente: experiências do racismo no cotidiano escolarpt_BR
dc.typeMonographpt_BR
Aparece nas coleções:Monografia - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANTONIA CRISTIANE LIMA SILVA .pdf2021_mono_asilva.pdf460,33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.