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dc.contributor.authorEvangelista, Ana Cláudia Gonçalves-
dc.date.accessioned2024-08-08T18:29:28Z-
dc.date.available2024-08-08T18:29:28Z-
dc.date.issued2022-07-26-
dc.identifier.citationEVANGELISTA, A. C. G. (2022)pt_BR
dc.identifier.urirepositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5409-
dc.descriptionEVANGELISTA, Ana Cláudia Gonçalves. Desafios e perspectivas na educação de jovens e adultos no município de Acarape, Ceará. 2022. 44f. Monografia - Curso de Pedagogia, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Redenção-Ceará, 2022.pt_BR
dc.description.abstractO objetivo da pesquisa parte das observações realizadas no meu estágio supervisionado em Educação de Jovens e Adultos, durante o curso de Pedagogia da Unilab e consiste em investigar os fatores que contribuem para a permanência ou não dos alunos de EJA nos estudos escolares, buscando destacar os desafios e perspectivas neste campo da formação escolar. Percebe-se que, ao chegarem a tão desejada formação demonstram desânimo no percurso desta modalidade, que se dá justamente da impossibilidade dos mesmos de conclusão de seus estudos na chamada idade certa. Ao passo que se percebe diferentes fatores que colaboram para a desistência dos mesmos no seu processo de formação escolar, os mesmos se deparam com as exigências do mercado de trabalho, que, cada dia mais, revela-se mais excludente e requer profissionais com um mínimo de formação e conhecimento para a composição do cadastro de reserva, e, se tiverem sorte, ser absorvidos em qualquer setor de trabalho formal. Nesse sentido, durante o Estágio Supervisionado em EJA, essas inquietações me conduziram ao que já trazia como experiência de vida, junto ao estudo teórico bibliográfico acerca da história da Educação de Jovens e Adultos, na qual aponta esta modalidade tem como primazia desenvolver no sujeito jovem ou adulto o senso crítico, a capacidade de ler o mundo (FREIRE, 1996), além de despertar e desenvolver nesses sujeitos habilidades e competências técnicas necessárias à vida em sociedade (CHAUI, 1989), ou seja, colaborar na formação e emancipação humana (CARDOSO,1978). Os resultados iniciais revelam que apesar das dificuldades, os alunos da EJA, que conseguem permanecer no curso, acreditam que podem, sim, superar as adversidades e conseguir um espaço no mercado de trabalho, pois reconhecem a importância do conhecimento para se alcançar melhores espaços em um mundo tão competitivo, e assim contribuir financeiramente com a família, já que a evasão escolar na idade certa desse público tem, dentre outras, a necessidade de lutar por sua existência e sobrevivência. A pesquisa é do tipo qualitativo, de cunho bibliográfico. A pesquisa foi desdobrada com busca no campo de investigação com os concluintes das turmas de EJA, da escola da rede municipal de Acarape-Ce.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEducação de Jovens e adultospt_BR
dc.subjectTrajetória Escolarpt_BR
dc.subjectEstágio Supervisionadopt_BR
dc.titleDesafios e perspectivas na educação de jovens e adultos no município de Acarape, Cearápt_BR
dc.typeMonographpt_BR
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