Use este identificador para citar ou linkar para este item:
repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/540
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Lima, Glauciara da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2017-02-17T19:04:48Z | - |
dc.date.available | 2017-02-17T19:04:48Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | LIMA, G. da S. (2016) | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/540 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho toma como objeto de investigação as metodologias utilizadas no ensino de Biologia no ensino médio, considerando os desafios presentes nos contextos escolares para tornar significativo ensino-aprendizado dos discentes. O ensino ministrado nas unidades escolares, em decorrência das (re) orientações realizadas pelos sistemas de ensino, vem se transformando, lenta e gradativamente, a esses referenciais, assimilando novas práticas e metodologias de ensino. Em um contexto educacional, político e pedagógico se faz necessária uma abordagem de ensino de Biologia como uma ferramenta disseminadora do conhecimento, que revele sua importância na formação de cidadãos como seres pensantes e ativos. Para situar esta discussão, foi definido como lócus de investigação a Escola Estadual Almir Pinto, localizada no município de Aracoiaba, na Região do Maciço de Baturité, com o objetivo geral de investigar as concepções e práticas do ensino de Biologia nesta instituição. Metodologicamente, a investigação foi orientada pela abordagem qualitativa, se configurando a partir dos objetivos como um estudo descritivo e a partir das estratégias de aproximação com a realidade como um estudo de caso. Foram utilizadas como estratégias de aproximação com a realidade a análise documental, a observação participante e a aplicação de questionários. Os resultados apontam que entre as intenções pedagógicas dos professores e suas ações de natureza prática encontra-se a escola, com toda sorte de dificuldades que enfrenta no contexto atual, marcado pela perspectiva de alcance dos melhores resultados com o mínimo de recursos. A precarização do trabalho docente afeta negativamente o trabalho dos educadores, até dos mais bem-intencionados e comprometidos. | pt_BR |
dc.subject | Biologia (Ensino médio) - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Aracoiaba - CE | - |
dc.title | O ensino-aprendizagem de ciências biológicas no ensino médio | pt_BR |
dc.title.alternative | um estudo na Escola Almir Pinto - Aracoiaba, Ceará | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Monografia - Ciência da Natureza e da Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Glauciara da Silva Lima Tcc com ficha.pdf | 652,03 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.