Use este identificador para citar ou linkar para este item:
repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5410
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Domingos, Antônia Nayane Queiroz | - |
dc.date.accessioned | 2024-08-08T18:31:03Z | - |
dc.date.available | 2024-08-08T18:31:03Z | - |
dc.date.issued | 2021-08-25 | - |
dc.identifier.citation | DOMINGOS, A. N. Q. (2021) | pt_BR |
dc.identifier.uri | repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5410 | - |
dc.description | DOMINGOS, Antonia Nayane Queiroz. O direito à educação infantil: desafios das práticas educativas no contexto da pandemia. 2021. 37f. Monografia - Curso de Pedagogia, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Redenção-Ceará, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | A educação da criança no Brasil até meados da segunda metade do século XIX foi considerada de caráter assistencialista, não sendo levado em conta a dimensão do ato de educar. Com o decorrer dos anos e das lutas por direitos, a partir da Constituição Federal de 1988 a educação da criança pequena passou a ser legitimada como direito fundamental. Diante disso, uma série de outras legislações foram sendo elaboradas com a finalidade de garantir este direito. Após a Educação Infantil ser reconhecida como primeira etapa da Educação Básica, apresenta-se o potencial da brincadeira para o desenvolvimento da criança nos primeiros anos de vida. Contudo, em março de 2020 foi decretado no Brasil situação de crise sanitária em decorrência da Pandemia do coronavírus (COVID-19). Como medida de contenção do vírus, o isolamento social foi adotado pelas autoridades de saúde. Essa realidade trouxe o ensino remoto como uma prática educativa emergencial a ser utilizada, inclusive na educação infantil. Identificar quais tem sido os desafios para as práticas educativas de professores(as) da educação infantil diante do cenário de ensino é o objetivo do trabalho. Esse é um estudo de natureza qualitativa, do tipo descritivo - analítico, estruturado a partir de análise documental nas leis que normatizam a Educação Infantil e de revisão bibliográfica acerca da importância da interação e da brincadeira para o desenvolvimento infantil, tratados como praticas educativas, neste contexto de pandêmico. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Pandemia | pt_BR |
dc.subject | Covid-19 | pt_BR |
dc.subject | Educação Infantil | pt_BR |
dc.subject | Ensino remoto | pt_BR |
dc.subject | Brincadeiras | pt_BR |
dc.title | O direito à educação infantil: desafios das práticas educativas no contexto da pandemia | pt_BR |
dc.type | Monograph | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Monografia - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ANTONIA NAYANE QUEIROZ DOMINGOS .pdf | 2021_mono_adomingos.pdf | 968,54 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.