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dc.contributor.authorDomingos, Antônia Nayane Queiroz-
dc.date.accessioned2024-08-08T18:31:03Z-
dc.date.available2024-08-08T18:31:03Z-
dc.date.issued2021-08-25-
dc.identifier.citationDOMINGOS, A. N. Q. (2021)pt_BR
dc.identifier.urirepositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5410-
dc.descriptionDOMINGOS, Antonia Nayane Queiroz. O direito à educação infantil: desafios das práticas educativas no contexto da pandemia. 2021. 37f. Monografia - Curso de Pedagogia, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Redenção-Ceará, 2021.pt_BR
dc.description.abstractA educação da criança no Brasil até meados da segunda metade do século XIX foi considerada de caráter assistencialista, não sendo levado em conta a dimensão do ato de educar. Com o decorrer dos anos e das lutas por direitos, a partir da Constituição Federal de 1988 a educação da criança pequena passou a ser legitimada como direito fundamental. Diante disso, uma série de outras legislações foram sendo elaboradas com a finalidade de garantir este direito. Após a Educação Infantil ser reconhecida como primeira etapa da Educação Básica, apresenta-se o potencial da brincadeira para o desenvolvimento da criança nos primeiros anos de vida. Contudo, em março de 2020 foi decretado no Brasil situação de crise sanitária em decorrência da Pandemia do coronavírus (COVID-19). Como medida de contenção do vírus, o isolamento social foi adotado pelas autoridades de saúde. Essa realidade trouxe o ensino remoto como uma prática educativa emergencial a ser utilizada, inclusive na educação infantil. Identificar quais tem sido os desafios para as práticas educativas de professores(as) da educação infantil diante do cenário de ensino é o objetivo do trabalho. Esse é um estudo de natureza qualitativa, do tipo descritivo - analítico, estruturado a partir de análise documental nas leis que normatizam a Educação Infantil e de revisão bibliográfica acerca da importância da interação e da brincadeira para o desenvolvimento infantil, tratados como praticas educativas, neste contexto de pandêmico.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectPandemiapt_BR
dc.subjectCovid-19pt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectEnsino remotopt_BR
dc.subjectBrincadeiraspt_BR
dc.titleO direito à educação infantil: desafios das práticas educativas no contexto da pandemiapt_BR
dc.typeMonographpt_BR
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