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dc.contributor.authorConceição, Camila da-
dc.date.accessioned2024-08-08T19:05:35Z-
dc.date.available2024-08-08T19:05:35Z-
dc.date.issued2022-07-20-
dc.identifier.citationCONCEIÇÃO, C. (2022)pt_BR
dc.identifier.urirepositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5413-
dc.descriptionCONCEIÇÃO, Camila da. Atividades socioeducativas, pobreza e infância: uma análise das atividades realizadas pela ReaPODERE na comunidade de Estrada Velha (Acarape-CE). 2022. 53f. Monografia - Curso de Pedagogia, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Redenção-Ceará, 2022.pt_BR
dc.description.abstractEsta monografia, tem por objetivo principal analisar as atividades socioeducativas desenvolvidas pela reaPODERE e sua influência no desenvolvimento de consciência crítica com crianças participantes. Tais atividades são realizadas com crianças de diversas idades que se situam nesse cenário. Pontua-se que a elaboração e execução das atividades são realizadas por um projeto de ensino, pesquisa e extensão da UNILAB, a reaPODERE, sigla para Rede de Estudo e Afrontamentos das Pobrezas, Discriminações e Resistências. O grupo mencionado e a qual faço parte desde do ano de 2018, busca trabalhar o lúdico, resgatar a infância e trabalhar temas sociais com as crianças semanalmente. As atividades de pintura, as brincadeiras, as oficinas de balé, capoeira, tranças entre outras atividades nos possibilitam levar cultura, diversão e aprendizagem. Contudo, neste texto vamos percorrer sobre o conceito de infância, pobreza e a importância das atividades socioeducativas no desenvolvimento social, pessoal e visão de futuro das mesmas, as quais são afetadas diariamente pela invisibilidade, pela pobreza e por diversas questões sociais desde tão jovens. A metodologia utilizada se deu através das observações realizadas em visitas à comunidade, bem como pela escrita e análise dos diários de campo (principal fonte para obter os resultados desta pesquisa) e execução das atividades. Enquanto os resultados, escrevo sobre os estigmas que cercam a comunidade de Estrada Velha, sobre as análises das atividades elaboradas e das principais problemáticas encontradas nas falas das participantes contidas em observações registradas nos diários de campo. Escrevo também sobre o desenvolvimento crítico que as crianças desenvolveram através das atividades, que as possibilitaram compreender melhor seu lugar social e buscar sua emancipação.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectPobrezapt_BR
dc.subjectInfânciapt_BR
dc.subjectAtividades Socioeducativaspt_BR
dc.subjectExtensão Universitáriapt_BR
dc.titleAtividades socioeducativas, pobreza e infância: uma análise das atividades realizadas pela ReaPODERE na comunidade de Estrada Velha (Acarape-CE)pt_BR
dc.typeMonographpt_BR
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