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repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5413
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Conceição, Camila da | - |
dc.date.accessioned | 2024-08-08T19:05:35Z | - |
dc.date.available | 2024-08-08T19:05:35Z | - |
dc.date.issued | 2022-07-20 | - |
dc.identifier.citation | CONCEIÇÃO, C. (2022) | pt_BR |
dc.identifier.uri | repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5413 | - |
dc.description | CONCEIÇÃO, Camila da. Atividades socioeducativas, pobreza e infância: uma análise das atividades realizadas pela ReaPODERE na comunidade de Estrada Velha (Acarape-CE). 2022. 53f. Monografia - Curso de Pedagogia, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Redenção-Ceará, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta monografia, tem por objetivo principal analisar as atividades socioeducativas desenvolvidas pela reaPODERE e sua influência no desenvolvimento de consciência crítica com crianças participantes. Tais atividades são realizadas com crianças de diversas idades que se situam nesse cenário. Pontua-se que a elaboração e execução das atividades são realizadas por um projeto de ensino, pesquisa e extensão da UNILAB, a reaPODERE, sigla para Rede de Estudo e Afrontamentos das Pobrezas, Discriminações e Resistências. O grupo mencionado e a qual faço parte desde do ano de 2018, busca trabalhar o lúdico, resgatar a infância e trabalhar temas sociais com as crianças semanalmente. As atividades de pintura, as brincadeiras, as oficinas de balé, capoeira, tranças entre outras atividades nos possibilitam levar cultura, diversão e aprendizagem. Contudo, neste texto vamos percorrer sobre o conceito de infância, pobreza e a importância das atividades socioeducativas no desenvolvimento social, pessoal e visão de futuro das mesmas, as quais são afetadas diariamente pela invisibilidade, pela pobreza e por diversas questões sociais desde tão jovens. A metodologia utilizada se deu através das observações realizadas em visitas à comunidade, bem como pela escrita e análise dos diários de campo (principal fonte para obter os resultados desta pesquisa) e execução das atividades. Enquanto os resultados, escrevo sobre os estigmas que cercam a comunidade de Estrada Velha, sobre as análises das atividades elaboradas e das principais problemáticas encontradas nas falas das participantes contidas em observações registradas nos diários de campo. Escrevo também sobre o desenvolvimento crítico que as crianças desenvolveram através das atividades, que as possibilitaram compreender melhor seu lugar social e buscar sua emancipação. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Pobreza | pt_BR |
dc.subject | Infância | pt_BR |
dc.subject | Atividades Socioeducativas | pt_BR |
dc.subject | Extensão Universitária | pt_BR |
dc.title | Atividades socioeducativas, pobreza e infância: uma análise das atividades realizadas pela ReaPODERE na comunidade de Estrada Velha (Acarape-CE) | pt_BR |
dc.type | Monograph | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Monografia - Pedagogia |
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CAMILA DA CONCEIÇÃO.pdf | 2022_mono_cconceição.pdf | 1,2 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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