Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5416
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Erika de Freitas-
dc.date.accessioned2024-08-09T11:29:56Z-
dc.date.available2024-08-09T11:29:56Z-
dc.date.issued2021-08-17-
dc.identifier.citationSILVA, E. F. (2022)pt_BR
dc.identifier.urirepositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5416-
dc.descriptionSILVA, Erika de Freitas. O uso das técnicas digitais nos anos iniciais do ensino fundamental: percepções de professoras da rede pública municipal da Redenção-CE. 2021 Monografia - Curso de Pedagogia, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Redenção-Ceará, 2021.pt_BR
dc.description.abstractA presente monografia, trata-se de uma pesquisa que analisa o uso das tecnologias digitais no ensino dos anos iniciais por docentes da rede pública municipal de Redenção-Ceará. A empregabilidade dos recursos tecnológicos digitais na educação para a produção de conhecimento, constitui uma competência geral da BNCC para a Educação Básica, sendo assim, percebe-se a necessidade de os professores adequarem suas práticas de ensino para a integração desses instrumentos. Objetivou-se neste trabalho, compreender como ocorre a utilização das ferramentas digitais pelos professores no ensino, para isso, foi necessário verificar de que maneira sucede a formação continuada para o ensino mediado com tecnologias, conhecer a metodologia utilizada pelos docentes nas aulas, e diagnosticar a partir da percepção dos professores se o ensino utilizando os recursos digitais contribui para a melhoria da aprendizagem dos alunos. A metodologia utilizada teve abordagem qualitativa, a técnica de coleta de dados foi a entrevista semiestruturada, utilizando-se como instrumento de coleta de dados a realização de web conferência registrada pelo serviço Google meet. Os sujeitos participantes foram seis professoras atuantes em quatro escolas públicas do município de Redenção (CE). Os resultados obtidos na pesquisa mostraram que os docentes estão fazendo uso das tecnologias digitais nas suas práticas pedagógicas no ensino remoto, mas apresentam dificuldades na preparação de aulas usando as ferramentas digitais. Percebeu-se também a necessidade de haver formação de professores direcionada à essa temática, e a implementação de recursos necessários às práticas docente em sala de aula com mecanismos digitais. O estudo favoreceu a compreensão das características e processos de ensino utilizando a tecnologia aplicada à educação nesse município. Espera-se que as informações aqui sistematizadas e disponibilizadas possam ser úteis à reflexão sobre a prática docente na sociedade da informação.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectPráticas pedagógicaspt_BR
dc.subjectTecnologias digitaispt_BR
dc.titleO uso das técnicas digitais nos anos iniciais do ensino fundamental: percepções de professoras da rede pública municipal da Redenção-CEpt_BR
dc.typeMonographpt_BR
Aparece nas coleções:Monografia - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ERIKA DE FREITAS SILVA .pdf2022_mono_esilva.pdf685,53 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.