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repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5417
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Malú, Euclides André Musdna | - |
dc.date.accessioned | 2024-08-09T11:31:51Z | - |
dc.date.available | 2024-08-09T11:31:51Z | - |
dc.date.issued | 2022-07-07 | - |
dc.identifier.citation | MALÚ, E. A. M. (2022) | pt_BR |
dc.identifier.uri | repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5417 | - |
dc.description | MALÚ, Euclides André Musdna. Estudo sobre religiosidades e espiritualidades na construção do currículo de educação básica para uma formação cidadã na Guiné-Bissau. 2022. 33f. Monografia - Curso de Pedagogia, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Redenção-Ceará, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho surge a partir da preocupação que temos em compreender como a disciplina do Ensino religioso na grade curricular da Educação Básica pode contribuir na formação da cidadania e na consolidação democrática na Guiné-Bissau a partir da proposta político pedagógica do Fórum Nacional Permanente do Ensino Religioso (FONAPER) do Brasil. A Guiné-Bissau é um país que possui uma grande diversidade étnica e religiosa, além das religiões étnicas conta com a presença das religiões estrangeiras, no caso o islamismo e o cristianismo, que chegaram através do processo colonial e de dominação, durante muito tempo diabolizaram e estigmatizaram as crenças étnicas guineenses. Durante muito tempo da colonização a educação escolar esteve entregue as missões evangelizadoras cristãos, de modo que, só tinha acesso a essa educação os assimilados, ou seja, aqueles que se converteram ao cristianismo e renunciaram das suas práticas e costumes tradicionais. Após a independência, o Estado guineense, através do artigo 1o da Constituição da República define o país como um Estado laico e democrático. Com isso baniu-se o Ensino Religioso nas escolas públicas, podendo ser ensinada apenas nas escolas privadas e missionárias de acordo com a confissão religiosa de cada. O que buscamos com este trabalho é entender a laicidade do Estado na Guiné- Bissau a partir dos princípios históricos e legais; avaliar a proposta pedagógica do Ensino Religioso do FONAPER do Brasil e a sua implementação no país; analisar as contribuições das espiritualidades da religião tradicional guineense na formação cidadã na Educação Básica. Para alcançar este objetivo combinamos a pesquisa bibliográfica e documental. Estas técnicas serviram como elementos fundamentais para elucidar os processos históricos e transitórios na Guiné-Bissau e vários conceitos como a laicidade do estado, Liberdade Religiosa, Ensino Religioso e a formação cidadã que fundamentaram a construção deste trabalho. Os resultados revelam que o modelo do Ensino Religioso proposto por FONAPER seria um ótimo modelo para o ensino desta disciplina nas escolas públicas, pois não terá contradição com aquilo que são os princípios da laicidade definidos pelo Estado guineense, justamente por este não ser de carácter catequética e proselitista, muito pelo contrário, ele possibilita o diálogo e produção de novos conhecimentos baseado no reconhecimento e respeito ao outro. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Ensino religioso | pt_BR |
dc.subject | Formação cidadã | pt_BR |
dc.subject | Educação básica | pt_BR |
dc.subject | Guiné-Bissau | pt_BR |
dc.title | Estudo sobre religiosidades e espiritualidades na construção do currículo de educação básica para uma formação cidadã na Guiné-Bissau | pt_BR |
dc.type | Monograph | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Monografia - Pedagogia |
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