Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: 
                
    
    https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5420Registro completo de metadatos 
| Campo DC | Valor | Lengua/Idioma | 
|---|---|---|
| dc.contributor.author | Silva, Nayara de Sousa | - | 
| dc.date.accessioned | 2024-08-09T12:42:02Z | - | 
| dc.date.available | 2024-08-09T12:42:02Z | - | 
| dc.date.issued | 2022-08-08 | - | 
| dc.identifier.citation | SILVA, N. S. (2022) | pt_BR | 
| dc.identifier.uri | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5420 | - | 
| dc.description | SILVA, Nayara de Sousa. Alfabetização e letramento: reflexão sobre a aprendizagem da leitura e da escrita. 2022. 56f. Monografia - Curso de Pedagogia, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Redenção-Ceará, 2022. | pt_BR | 
| dc.description.abstract | O presente trabalho, consiste no estudo sobre o processo de aprendizagem da alfabetização e letramento. A alfabetização e o letramento são processos interdependentes, e indissociáveis, onde a alfabetização desenvolve-se no contexto de práticas sociais de leitura e de escrita, conduzida através de atividades de letramento. No decorrer do processo de aprendizagem da leitura e da escrita, o educando passa por diferentes modos de aprender, tanto dentro como fora da escola. E, no período de alfabetização, cada momento é de extrema importância, tanto para a compreensão do sujeito, acerca dos saberes referentes ao mundo das letras, bem como sua interação crítica com o meio em que vive. No processo de aprender a ler e a escrever é muito importante levar em consideração a história de vida dos alunos, cabendo ao professor criar metodologias para que educandos participem ativamente dessas atividades e desenvolvam seus pensamentos. A pandemia provocou muitos impactos negativos na educação em geral. Devido a isso cresceu o número de analfabetismo e evasão escolar. Esse é um estudo de natureza qualitativa, que faz uma revisão bibliográfica acerca do processo de aprender a ler e a escrever desde os tempos passados, juntamente com a reflexão das ideias e fundamentos teóricos já publicados por diversos autores, entre eles: Paulo Freire, Emília Ferreiro, Magda Soares e Izabel Frade. Nele há uma pequena síntese dos métodos de alfabetização, suas características e objetivos. Elaborou-se uma história das políticas educacionais para alfabetização no Brasil, desde o período colonial ao dias de hoje. Fez-se nessa monografia um pequeno apanhado sobre o contexto que envolve a alfabetização e o letramento, trazendo as questões das políticas públicas, as metodologias de ensino e as teorias sobre essas questões. | pt_BR | 
| dc.language.iso | pt_BR | pt_BR | 
| dc.subject | Alfabetização | pt_BR | 
| dc.subject | Letramento | pt_BR | 
| dc.subject | Aprendizagem | pt_BR | 
| dc.subject | Aluno | pt_BR | 
| dc.title | Alfabetização e letramento: reflexão sobre a aprendizagem da leitura e da escrita | pt_BR | 
| dc.type | Monograph | pt_BR | 
| Aparece en las colecciones: | Monografia - Pedagogia | |
Ficheros en este ítem: 
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| NAYARA DE SOUSA SILVA.pdf | 2022_mono_nsilva.pdf | 521,53 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | 
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.

 
         