Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5420
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Nayara de Sousa-
dc.date.accessioned2024-08-09T12:42:02Z-
dc.date.available2024-08-09T12:42:02Z-
dc.date.issued2022-08-08-
dc.identifier.citationSILVA, N. S. (2022)pt_BR
dc.identifier.urirepositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5420-
dc.descriptionSILVA, Nayara de Sousa. Alfabetização e letramento: reflexão sobre a aprendizagem da leitura e da escrita. 2022. 56f. Monografia - Curso de Pedagogia, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Redenção-Ceará, 2022.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho, consiste no estudo sobre o processo de aprendizagem da alfabetização e letramento. A alfabetização e o letramento são processos interdependentes, e indissociáveis, onde a alfabetização desenvolve-se no contexto de práticas sociais de leitura e de escrita, conduzida através de atividades de letramento. No decorrer do processo de aprendizagem da leitura e da escrita, o educando passa por diferentes modos de aprender, tanto dentro como fora da escola. E, no período de alfabetização, cada momento é de extrema importância, tanto para a compreensão do sujeito, acerca dos saberes referentes ao mundo das letras, bem como sua interação crítica com o meio em que vive. No processo de aprender a ler e a escrever é muito importante levar em consideração a história de vida dos alunos, cabendo ao professor criar metodologias para que educandos participem ativamente dessas atividades e desenvolvam seus pensamentos. A pandemia provocou muitos impactos negativos na educação em geral. Devido a isso cresceu o número de analfabetismo e evasão escolar. Esse é um estudo de natureza qualitativa, que faz uma revisão bibliográfica acerca do processo de aprender a ler e a escrever desde os tempos passados, juntamente com a reflexão das ideias e fundamentos teóricos já publicados por diversos autores, entre eles: Paulo Freire, Emília Ferreiro, Magda Soares e Izabel Frade. Nele há uma pequena síntese dos métodos de alfabetização, suas características e objetivos. Elaborou-se uma história das políticas educacionais para alfabetização no Brasil, desde o período colonial ao dias de hoje. Fez-se nessa monografia um pequeno apanhado sobre o contexto que envolve a alfabetização e o letramento, trazendo as questões das políticas públicas, as metodologias de ensino e as teorias sobre essas questões.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectAlunopt_BR
dc.titleAlfabetização e letramento: reflexão sobre a aprendizagem da leitura e da escritapt_BR
dc.typeMonographpt_BR
Aparece nas coleções:Monografia - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
NAYARA DE SOUSA SILVA.pdf2022_mono_nsilva.pdf521,53 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.