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dc.contributor.authorSilva, Ana Rute de Oliveira Aquino-
dc.date.accessioned2024-08-09T16:33:15Z-
dc.date.available2024-08-09T16:33:15Z-
dc.date.issued2023-11-29-
dc.identifier.citationSILVA, A. R. O. A. (2023)pt_BR
dc.identifier.urirepositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5427-
dc.descriptionSILVA, Ana Rute de Oliveira Aquino. Estágio em pedagogia ou trabalho de cuidadora? Observações sobre formação e práxis docente no contexto da educação inclusiva em Redenção/Ceará. 2023. 25f. TCC (Graduação) - Curso de Pedagogia, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Redenção-Ceará, 2023.pt_BR
dc.description.abstractCom base na vivência de dois anos como estagiária de apoio à educação inclusiva na cidade de Redenção - CE, desenvolvi um estudo de minha experiência no acompanhamento de duas alunas com deficiência. Este artigo é uma análise sobre o estágio remunerado, a formação em pedagogia e a práxis docente. Os documentos que regulamentam o estágio não-obrigatório, a Lei Municipal n° 1717/2019 e o Edital n° 001/2022, me definem como agente de apoio à educação inclusiva com funções de cuidados como higiene, locomoção e alimentação. No entanto, nas salas de aula regulares, realizo acompanhamento pedagógico e auxílio na realização das atividades escolares com base nas habilidades e competências que desenvolvi na formação acadêmica. Contudo, ao adentrar às escolas sou chamada de cuidadora. Partindo desses pressupostos, a pesquisa tem como objetivo analisar e compreender a natureza política e pedagógica da práxis do estágio remunerado em pedagogia na cidade de Redenção/Ceará. No referencial teórico foram utilizados os autores: André, (1984), Bezerra (2020), Freire (1979, 1987, 2013), Matos; Simplicio (2022), Magalhães; Cardoso (2011), Vieira; Coutinho; Ramos (2022), dentre outros. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, documental e o percurso metodológico escolhido foi o estudo de caso. Com base na análise dos dados apresentados, concluo que não sou cuidadora, sou uma estagiária em pedagogia que auxiliou e auxilia pedagogicamente duas alunas que fazem parte da Educação Especial e Inclusiva em duas escolas diferentes no município de Redenção/Ceará. Além de dar suporte aos professores nas salas de aula regulares, construindo uma parceria para possibilitar a acessibilidade e promover um aprendizado efetivo na vida das estudantes.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEstágiopt_BR
dc.subjectFormaçãopt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.subjectPráxis docentept_BR
dc.titleEstágio em pedagogia ou trabalho de cuidadora? Observações sobre formação e práxis docente no contexto da educação inclusiva em Redenção/Cearápt_BR
dc.typeArticlept_BR
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