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repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5430
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Pereira, Bruna Kessya da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2024-08-09T17:33:06Z | - |
dc.date.available | 2024-08-09T17:33:06Z | - |
dc.date.issued | 2023-01-30 | - |
dc.identifier.citation | PEREIRA, B. K. S. (2023) | pt_BR |
dc.identifier.uri | repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5430 | - |
dc.description | PEREIRA, Bruna Kessya da Silva. Educação especial na perspectiva de inclusão: desafios de uma escola pública inclusiva em Antônio Diogo, distrito de Redenção-CE. 2023. 44f. Monografia - Curso de Pedagogia, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Redenção-Ceará, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho discorre sobre a educação especial na perspectiva de inclusão. O objetivo geral do trabalho é identificar os desafios que as escolas públicas de Redenção enfrentam para incluir as crianças com deficiências nas salas de aula regular de ensino. Os objetivos específicos foram: compreender as orientações legais sobre “educação especial” e “educação inclusiva”; estabelecer uma articulação entre a educação especial e a educação inclusiva voltadas ao atendimento das Pessoas com Deficiência na instituição escolar; e perceber quais desafios podem interferir na implementação dos marcos legais da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva nas escolas de Redenção-CE. A abordagem utilizada é qualitativa e a pesquisa se classifica como exploratória e de campo, foi realizada junto a uma Escola Municipal, localizada no distrito de Antônio Diogo, Redenção-CE. Sendo assim, além da inserção no cotidiano da escola definida para esta investigação, foi aplicado um questionário para coletar os dados dos sujeitos que aceitaram participar da pesquisa, o qual foi respondido remotamente pelos funcionários da escola. Os resultados permitem apontar que os profissionais da escola se mostram sensibilizados sobre o tema, mas sentem necessidade de formação específica sobre os temas. Além disso, para que a inclusão aconteça na educação escolar apontam que são necessárias mudanças em várias dimensões, seja na forma de atuarem, nos recursos disponíveis e em sua utilização, bem como na relação entre a escola e as famílias. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Atendimento Educacional Especializado | pt_BR |
dc.subject | Educação Especial | pt_BR |
dc.subject | Educação Inclusiva | pt_BR |
dc.title | Educação especial na perspectiva de inclusão: desafios de uma escola pública inclusiva em Antônio Diogo, distrito de Redenção-CE | pt_BR |
dc.type | Monograph | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Monografia - Pedagogia |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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