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dc.contributor.authorPereira, Bruna Kessya da Silva-
dc.date.accessioned2024-08-09T17:33:06Z-
dc.date.available2024-08-09T17:33:06Z-
dc.date.issued2023-01-30-
dc.identifier.citationPEREIRA, B. K. S. (2023)pt_BR
dc.identifier.urirepositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5430-
dc.descriptionPEREIRA, Bruna Kessya da Silva. Educação especial na perspectiva de inclusão: desafios de uma escola pública inclusiva em Antônio Diogo, distrito de Redenção-CE. 2023. 44f. Monografia - Curso de Pedagogia, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Redenção-Ceará, 2023.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho discorre sobre a educação especial na perspectiva de inclusão. O objetivo geral do trabalho é identificar os desafios que as escolas públicas de Redenção enfrentam para incluir as crianças com deficiências nas salas de aula regular de ensino. Os objetivos específicos foram: compreender as orientações legais sobre “educação especial” e “educação inclusiva”; estabelecer uma articulação entre a educação especial e a educação inclusiva voltadas ao atendimento das Pessoas com Deficiência na instituição escolar; e perceber quais desafios podem interferir na implementação dos marcos legais da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva nas escolas de Redenção-CE. A abordagem utilizada é qualitativa e a pesquisa se classifica como exploratória e de campo, foi realizada junto a uma Escola Municipal, localizada no distrito de Antônio Diogo, Redenção-CE. Sendo assim, além da inserção no cotidiano da escola definida para esta investigação, foi aplicado um questionário para coletar os dados dos sujeitos que aceitaram participar da pesquisa, o qual foi respondido remotamente pelos funcionários da escola. Os resultados permitem apontar que os profissionais da escola se mostram sensibilizados sobre o tema, mas sentem necessidade de formação específica sobre os temas. Além disso, para que a inclusão aconteça na educação escolar apontam que são necessárias mudanças em várias dimensões, seja na forma de atuarem, nos recursos disponíveis e em sua utilização, bem como na relação entre a escola e as famílias.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectAtendimento Educacional Especializadopt_BR
dc.subjectEducação Especialpt_BR
dc.subjectEducação Inclusivapt_BR
dc.titleEducação especial na perspectiva de inclusão: desafios de uma escola pública inclusiva em Antônio Diogo, distrito de Redenção-CEpt_BR
dc.typeMonographpt_BR
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