Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5431
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorArcanjo, Celina Isabel André-
dc.date.accessioned2024-08-09T17:34:29Z-
dc.date.available2024-08-09T17:34:29Z-
dc.date.issued2023-11-27-
dc.identifier.citationARCANJO, C. I. A. (2023)pt_BR
dc.identifier.urirepositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5431-
dc.descriptionARCANJO, Celina Isabel André. Educação especial inclusiva no olhar de professores/as do município de Libolo - Província de Kwanza Sul - Angola. 2023. 45f. Monografia - Curso de Pedagogia, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Redenção-Ceará, 2023.pt_BR
dc.description.abstractEste estudo objetiva analisar como se dá o processo de atendimento educacional às crianças com deficiência, no município de Libolo- Kwanza-Sul, Angola. Kwanza Sul é uma das 18 províncias de Angola e está situada no litoral Centro- Oeste, ocupando uma extensão de 55.660 km2. A província faz fronteira a Norte e Nordeste pelos rios Longa e Kwanza, a sul com as províncias de Luanda, Kwanza Norte, Malange e Benguela. Ao sudeste pela província do Bié, Huambo e com o Oceano Atlântico a oeste. Dentro desta perspectiva, a problemática do trabalho se insere no processo de inclusão das crianças com deficiência visual do município do Libolo, situado na província. Dessa forma, este trabalho tem como objetivos específicos: Compreender os fatores que influenciam para exclusão de crianças com deficiência no sistema educacional no município do Libolo; Entender como se dá o processo de aplicação de políticas públicas voltadas à educação inclusiva em Angola. Tendo em conta a pesquisa em questão destacamos o embasamento teórico com base nos objetivos traçados, para a realização da mesma, uma vez que foi realizado um estudo qualitativo com uma abordagem descritiva, um dos aspectos importantes desta investigação, permitiu constatar que a educação inclusiva em Kwanza-Sul enfrenta desafios significativos relacionados à falta de formação de professores, infraestrutura inadequada e acesso limitado para crianças com deficiência. Dos resultados, o estudo aponta alguns dos desafios enfrentados na implementação da educação inclusiva em Angola, incluindo a falta de infraestrutura, carência de escolas, falta de preparo dos professores e a necessidade de equipamentos adequados para crianças com deficiência. A formação de professores foi destacada como uma área crucial que precisa de mais atenção, para lidar com alunos com necessidades especiais foi mencionada como um desafio significativo.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectAngolapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectLibolopt_BR
dc.titleEducação especial inclusiva no olhar de professores/as do município de Libolo - Província de Kwanza Sul - Angolapt_BR
dc.typeMonographpt_BR
Aparece nas coleções:Monografia - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CELINA ISABEL ANDRÉ ARCANJO.pdf2023_mono_carcanjo.pdf2,07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.