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dc.contributor.authorIalá, Evanilson José Moreira-
dc.date.accessioned2024-08-09T17:39:05Z-
dc.date.available2024-08-09T17:39:05Z-
dc.date.issued2023-12-07-
dc.identifier.citationIALÁ, E. J. M. (2023)pt_BR
dc.identifier.urirepositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5433-
dc.descriptionIALÁ, Evanilson José Moreira. A importância do método (auto)biográfico para a decolonialidade da formação e das práticas pedagógicas dos/as docentes na Guiné-Bissau. 2023. 63f. Monografia - Curso de Pedagogia, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Redenção-Ceará, 2023.pt_BR
dc.description.abstractO trabalho em questão trata da formação de professores/as na Guiné-Bissau, com o objetivo de compreender e avaliar a relevância do método (auto)biográfico para a decolonialidade da formação e das práticas pedagógicas nesse país. Evidências empíricas mostram que o sistema educacional guineense é reprodutor da ideologia colonial, refletida na legitimação que faz do uso da violência na sala de aula por parte de professores e a reprodução de um conteúdo curricular alheio à realidade cultural e social, que impossibilita a existência de uma capacidade crítica e reflexiva dos/as educandos/as. Nesse sentido, percebemos que este problema está relacionado ao processo de colonialismo vivenciado na Guiné-Bissau, que influenciou diretamente o sistema de formação de professores/as guineenses, preocupados com a transmissão de conteúdos escolares para os/as estudantes memorizar e o recurso ‘pedagógico’ à prática da violência contra estes na sala de aula. Neste contexto, entendemos que o método (auto)biográfico, em diálogo com pedagogias decoloniais, oferece contribuição efetiva para a desconstrução e superação de conceitos e práticas educacionais de recurso à violência, empecilhos para a reflexão crítica sobre as demandas educacionais do povo guineense no currículo escolar e na língua oficial de ensino. O trabalho foi desenvolvido adotando a metodologia de pesquisa qualitativa centrada em histórias de vida, com base em relatos autobiográficos de estudantes guineenses do curso de Pedagogia da Unilab, e fazendo uso de pesquisa bibliográfica com atenção a Freire (1987), Monteiro (2005), Cá (2008), Barreto (2014), Sané (2019), Nóvoa (2014), entre outros.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectMétodo (auto)biográficopt_BR
dc.subjectGuiné-Bissaupt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectDecolonialidadept_BR
dc.titleA importância do método (auto)biográfico para a decolonialidade da formação e das práticas pedagógicas dos/as docentes na Guiné-Bissaupt_BR
dc.typeMonographpt_BR
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