Use este identificador para citar ou linkar para este item:
repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5440
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Empalá, Jean da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2024-08-09T18:48:40Z | - |
dc.date.available | 2024-08-09T18:48:40Z | - |
dc.date.issued | 2023-01-20 | - |
dc.identifier.citation | EMPALÁ, J. S. (2023) | pt_BR |
dc.identifier.uri | repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5440 | - |
dc.description | EMPALÁ, Jean da Silva. Fundamentos e perspectivas da formação de professores do ensino básico na Guiné-Bissau (2000-2022). 2023. 45f. Monografia - Curso de Pedagogia, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Redenção-Ceará, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho analisa, a partir das Leis educacionais e documentos oficiais, os fundamentos e perspectivas que sustentam a formação de professores do Ensino Básico na Guiné-Bissau nas últimas décadas, de 2000 a 2022. Para execução da pesquisa, utilizamos a metodologia qualitativa, com ênfase na Análise Documental e estudos bibliográficos, tendo Mendy (1994), Gárcia (1999), Lourenço Cá (2000; 2005), Candé (2008), Cristina Cá (2017), Sucuma (2018) e outros como principais interlocutores. Neste trabalho, partimos da visão de que o desenvolvimento da educação, nos seus diferentes níveis, requer um conjunto de políticas públicas e projeto de formação docente (inicial e permanente) que contemple a realidade endógena e acompanhe os avanços científicos, pedagógicos e tecnológicos. No entanto, na Guiné-Bissau, conforme os dados analisados, compreende-se que o sistema educativo, especialmente no quesito da formação docente, se ancora no que denomina-se da concepção da “democracia-liberal” e numa perspectiva mais “tecnicista” de conceber o sistema e prática educativa, dando pouca atenção aos aspectos culturais, sociais e linguísticos bissau-guineenses. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Formação de Professores | pt_BR |
dc.subject | Ensino Básico | pt_BR |
dc.subject | Guiné-Bissau | pt_BR |
dc.title | Fundamentos e perspectivas da formação de professores do ensino básico na Guiné-Bissau (2000- 2022) | pt_BR |
dc.type | Monograph | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Monografia - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
JEAN DA SILVA EMPALÁ.pdf | 2023_mono_jempalá.pdf | 647,87 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.