Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5446
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorOliveira, Nayara da Silva-
dc.date.accessioned2024-08-12T17:42:20Z-
dc.date.available2024-08-12T17:42:20Z-
dc.date.issued2023-07-03-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, N. S. (2023)pt_BR
dc.identifier.urirepositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5446-
dc.descriptionOLIVEIRA, Nayara da Silva. Experiências de Leitura no cotidiano de pais e estudantes na Educação de Jovens e Adultos (EJA). 2023. 54f. Monografia - Curso de Pedagogia, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Redenção-Ceará, 2023.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho trata das experiências de leitura no cotidiano dos pais e dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) com o propósito de analisar as experiências de leitura no cotidiano de pais e estudantes dos anos finais do ensino fundamental da EJA, da Escola Francisco Januário da Costa, no município de Redenção – CE. Buscou-se conhecer as experiências dos estudantes antes da EJA e as lembranças do tempo escolar de seus pais, além de apresentar pontos significativos de leitura para esses pais e estudantes, tentou-se entender os desafios no cotidiano das práticas da leitura. A pesquisa de caráter qualitativo, do tipo campo, teve como principal técnica para a coleta de dados, a entrevista semiestruturada, em conformidade com os estudos bibliográficos, realizada com os estudantes na própria escola e com os pais em suas residências. Os resultados mostraram que as experiências de leitura dos pais e estudantes diferem quanto às suas memórias e vivências do tempo e contexto escolar, mas no contexto atual essas experiências são bem semelhantes, pois acompanhando os avanços tecnológicos presentes hoje na sociedade, as experiências de leitura acontecem frequentemente por meio das telas digitais. Observou-se também, que os meios digitais estão presentes constantemente nas rotinas e nas mais diversas práticas sociais dos sujeitos, seja na interação entre os indivíduos, na educação, no acesso à informação e, principalmente, na construção e reinvenção das situações criadoras de experiências de leitura.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEducação de Jovens e Adultospt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectExperiênciapt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.titleExperiências de Leitura no Cotidiano de Pais e Estudantes da Educação de Jovens e Adultospt_BR
dc.typeMonographpt_BR
Aparece nas coleções:Monografia - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
NAYARA DA SILVA OLIVEIRA.pdf2023_mono_noliveira.pdf498,79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.