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dc.contributor.authorToledo, Rodolpho Alencar da Silva Peixoto-
dc.date.accessioned2024-08-12T17:46:05Z-
dc.date.available2024-08-12T17:46:05Z-
dc.date.issued2023-11-27-
dc.identifier.citationTOLEDO, R. A. S. P. (2023)pt_BR
dc.identifier.urirepositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5448-
dc.descriptionTOLEDO, Rodolpho Alencar da Silva Peixoto. Diversidade cultural na educação: Percepções dos professores sobre o aspecto da fala nos processos educacionais nas escolas de Canta Galo -Acarape - CE. 2023. 47f. Monografia - Curso de Pedagogia, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Redenção-Ceará, 2023.pt_BR
dc.description.abstractO respeito à diversidade cultural no ensino pode ajudar na diminuição de preconceitos sociais, pois tratar desta temática em sala de aula, sendo o colégio um ambiente que traz a interação fora do ambiente familiar, ajuda o aluno a entender as diferenças e as respeitar, entre elas como as diferenças religiosas, as de costumes e tradições e as questões relacionadas a língua, como as distintas formas de falar. Os distintos modos de expressão oral da pessoa, se constitui como elemento muito importante de identidade cultural. Assim o falar traz além dos modos individuais de se comunicar pela língua, mas também a forma como a língua se apresenta para um determinado grupo de pessoa, em suas entonações e sentido, caracterizando diferenças nos modos de valorização do linguajar e significados das expressões. Os métodos de alfabetização são em sua maioria fonéticos, valorizando muitos sons, pronunciados de forma diferente do modo como os alunos ouvem em seu cotidiano. Neste trabalho utilizamos uma abordagem qualitativa, foram utilizados dois métodos de pesquisa: uma entrevista com as professoras e a observação de dois estágios em escolas do distrito de Canta Galo, buscando compreender as percepções e concepções das professoras de forma mais aprofundada. A entrevista permitiu a coleta de dados sobre como as professoras entendem a importância da diversidade cultural e linguística. Os estágios permitiram observar o contexto real das escolas de Canta Galo, identificando as práticas educacionais adotadas para promover a valorização da diversidade. Foram observados aspectos como a promoção da interculturalidade, o respeito às diferenças e o incentivo à valorização das línguas e culturas presentes na comunidade escolar, buscamos compreender como 10 professores(as) da educação infantil e fundamental I das duas escolas e com base nos resultados obtidos, foi possível identificar que as professoras não reconhecem a importância da diversidade cultural e linguística nas escolas de Canta Galo. Essas escolas não valorizam a inclusão e não buscam estratégias para lidar de forma adequada com a variação linguística e cultural, para criar ambientes educacionais mais acolhedores e inclusivos para todos os alunos. Constatamos na análise das respostas pouca preocupação com essa questão por parte do corpo docente. Utilizamos como aporte teórico, Freire (1978, 1987), Bagno (1999,2008) e Bordieu (1979,1996).pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectCulturapt_BR
dc.subjectDiversidadept_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectLinguísticapt_BR
dc.subjectSocializaçãopt_BR
dc.titleDiversidade cultural na educação: Percepções dos professores sobre o aspecto da fala nos processos educacionais nas escolas de Canta Galo - Acarape - CEpt_BR
dc.typeMonographpt_BR
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