Use este identificador para citar ou linkar para este item:
repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5449
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Oliveira, Simone Ferreira Domingues de | - |
dc.date.accessioned | 2024-08-12T17:48:43Z | - |
dc.date.available | 2024-08-12T17:48:43Z | - |
dc.date.issued | 2023-12-05 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, S. F. D. (2023) | pt_BR |
dc.identifier.uri | repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5449 | - |
dc.description | OLIVEIRA, Simone Ferreira Domingues de. As emoções na Educação Infantil: Percepções, conceitos e importância. 2023. 45f. Monografia - Curso de Pedagogia, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Redenção-Ceará, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente estudo tem por objetivo geral contextualizar as emoções humanas dentro do ambiente escolar, trazendo suas principais contribuições para o desenvolvimento integral da criança, em especial na Educação Infantil no preparo docente para saber lidar com a realidade dos novos tempos, que respeite as particularidades do aluno e entenda que, além de aluno, também é alguém com sentimentos. Intenta ainda compreender as emoções humanas, bem como garantir o reconhecimento e a valorização de suas contribuições dentro dos muros escolares; por fim, conhecer a partir do grupo focal o conhecimento docente a respeito da importância de se trabalhar as emoções humanas no chão de sala. Para fundamentar teoricamente e embasar nosso pensamento sobre a temática foram trabalhados com os seguintes autores (as), Maia e Dias (2020); Queiroz (2021); Mendonça (2011); Enguita (1989); Reis (2017); Santaella (2020); Darwin (2000); Fonseca (2016); Damásio (1994) dialogando com outros estudos relacionados à temática. A necessidade de aprofundar-se nesse campo de pesquisa sobre as emoções no contexto escolar, partiu da vivência em sala com a intenção de entender esse campo sensível e desafiador. Como metodologia de trabalho optou- se pela pesquisa de cunho qualitativo, complementando-se com uma pesquisa de campo, tendo como técnica o uso do grupo focal com professoras convidadas a debater sobre o tema, sendo realizado com docentes em Centro Educacional Infantil (CEI) da rede pública municipal de Redenção-CE. Conclui-se que a maioria das Professoras da Educação Infantil desconhece a importância de se trabalhar as emoções no contexto escolar. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Emoções | pt_BR |
dc.subject | Afetividade | pt_BR |
dc.title | As emoções na Educação Infantil: percepções, conceitos e importância | pt_BR |
dc.type | Monograph | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Monografia - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SIMONE FERREIRA DOMINGUES DE OLIVEIRA.pdf | 2023_mono_soliveira.pdf | 1,18 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.