Use este identificador para citar ou linkar para este item:
repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5450
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Oliveira, Tania Alves de | - |
dc.date.accessioned | 2024-08-12T17:50:14Z | - |
dc.date.available | 2024-08-12T17:50:14Z | - |
dc.date.issued | 2023-01-30 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, T. A. (2023) | pt_BR |
dc.identifier.uri | repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5450 | - |
dc.description | OLIVEIRA, Tânia Alves de. Curricularização do ensino religioso: desafios político- pedagógicos. 2023. 40f. Monografia - Curso de Pedagogia, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Redenção-Ceará, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta pesquisa de conclusão de curso de Graduação em Pedagogia da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - UNILAB tem por objetivos discutir sobre a necessidade da curricularização do Ensino Religioso (ER) nas séries iniciais do ensino fundamental, assim também como refletir sobre os seus desafios para a gestão escolar e a prática profissional docente e ainda mostrar a contribuição do ER para a formação da cidadania, em particular, no combate a intolerância e ao racismo religioso. A metodologia para a realização deste estudo consistiu na aplicação e desenvolvimento das pesquisas: documental, bibliográfica, de tipo participativa e de campo. O Ensino Religioso, conforme a legislação vigente, é componente curricular obrigatório para escolas de ensino fundamental e deve fazer parte do currículo escolar para uma formação integral dos/as estudantes através do estudo do fenômeno religioso, levando em consideração a sua dimensão humana, histórica, cultural, manifesto nas tradições religiosas, como também nas filosofias de vidas seculares. Porém percebe-se, com resultado desta pesquisa, que o ER ainda não faz parte do currículo escolar, no sentido da legislação, compreendendo o currículo não somente como conteúdos a serem trabalhados na sala de aula, mas sim como o conjunto de elementos e atitudes que representam tudo que a escola pode oferecer para a formação dos/as estudantes. A pesquisa revela que as aulas de ER são ministradas por professores/as de outras disciplinas, sem conhecimento, nem formação específica neste campo de conhecimento, ainda em perspectiva confessional cristã ou abordando assuntos outros que não os específicos da disciplina conforme a BNCC-ER. Os/as docentes e gestores/as educacionais desconhecem ainda os fundamentos epistemológicos, metodológicos, pedagógicos e finalidade do ER. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Ensino Religioso | pt_BR |
dc.subject | Ensino Fundamental | pt_BR |
dc.subject | Currículo Escolar | pt_BR |
dc.title | Curricularização do ensino religioso: desafios político- pedagógicos | pt_BR |
dc.type | Monograph | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Monografia - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TÂNIA ALVES DE OLIVEIRA.pdf | 2023_mono_toliveira.pdf | 606,92 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.