Use este identificador para citar ou linkar para este item:
repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5452
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Oliveira, Vanessa Silva | - |
dc.date.accessioned | 2024-08-12T17:52:48Z | - |
dc.date.available | 2024-08-12T17:52:48Z | - |
dc.date.issued | 2023-12-01 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, V. S. (2023) | pt_BR |
dc.identifier.uri | repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5452 | - |
dc.description | OLIVEIRA, Vanessa Silva. A pessoa surda na escola na perspectiva da educação inclusiva junto a pessoa com deficiência. 2023. 48f. Monografia - Curso de Pedagogia, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Redenção-Ceará, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho teve como objetivo analisar como se dá a inclusão e interação no processo de escolarização do aluno surdo na sala de aula com professores e ouvintes. Além disso, buscou-se identificar se há comunicação e participação da família na escola e nesse processo de alfabetização, partindo do pressuposto de que a participação da família no processo de inclusão é primordial. Quanto à abordagem metodológica, o presente trabalho se constitui de uma pesquisa do tipo descritiva na qual foram investigados aspectos subjetivos para entendermos através da sensibilidade do professor, a realidade escolar e social surda. Foram consultadas diversas referências bibliográficas usadas para a sustentação de conceitos e afirmações ao decorrer desta pesquisa. Com relação aos instrumentos, optou-se pela aplicação de um questionário simples composto por 12 questões abertas, aplicado a professores do município de Redenção-CE com o intuito de levantar informações claras de como se dá esse processo de escolarização do surdo e do deficiente auditivo e vivência em sala de aula do ensino regular. Conclui-se que, mesmo tendo seus direitos assegurados, os deficientes auditivos e surdos enfrentam preconceitos e continuam às margens da inclusão por causa de uma sociedade excludente. E que apesar do apoio da rede municipal de Educação ainda existe falta de acompanhamento adequado composta de profissionais qualificados e de investimentos para elaboração de métodos capazes de promover uma aprendizagem igualitária ainda constituem-se grandes desafios que devem superados o quanto antes. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Deficiência auditiva | pt_BR |
dc.subject | Surdez | pt_BR |
dc.subject | Surdez | pt_BR |
dc.title | A pessoa surda na escola na perspectiva da educação inclusiva junto a pessoa com deficiência | pt_BR |
dc.type | Monograph | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Monografia - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
VANESSA SILVA OLIVEIRA.pdf | 2023_mono_voliveira.pdf | 2,89 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.