Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5452
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.authorOliveira, Vanessa Silva-
dc.date.accessioned2024-08-12T17:52:48Z-
dc.date.available2024-08-12T17:52:48Z-
dc.date.issued2023-12-01-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, V. S. (2023)pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5452-
dc.descriptionOLIVEIRA, Vanessa Silva. A pessoa surda na escola na perspectiva da educação inclusiva junto a pessoa com deficiência. 2023. 48f. Monografia - Curso de Pedagogia, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Redenção-Ceará, 2023.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho teve como objetivo analisar como se dá a inclusão e interação no processo de escolarização do aluno surdo na sala de aula com professores e ouvintes. Além disso, buscou-se identificar se há comunicação e participação da família na escola e nesse processo de alfabetização, partindo do pressuposto de que a participação da família no processo de inclusão é primordial. Quanto à abordagem metodológica, o presente trabalho se constitui de uma pesquisa do tipo descritiva na qual foram investigados aspectos subjetivos para entendermos através da sensibilidade do professor, a realidade escolar e social surda. Foram consultadas diversas referências bibliográficas usadas para a sustentação de conceitos e afirmações ao decorrer desta pesquisa. Com relação aos instrumentos, optou-se pela aplicação de um questionário simples composto por 12 questões abertas, aplicado a professores do município de Redenção-CE com o intuito de levantar informações claras de como se dá esse processo de escolarização do surdo e do deficiente auditivo e vivência em sala de aula do ensino regular. Conclui-se que, mesmo tendo seus direitos assegurados, os deficientes auditivos e surdos enfrentam preconceitos e continuam às margens da inclusão por causa de uma sociedade excludente. E que apesar do apoio da rede municipal de Educação ainda existe falta de acompanhamento adequado composta de profissionais qualificados e de investimentos para elaboração de métodos capazes de promover uma aprendizagem igualitária ainda constituem-se grandes desafios que devem superados o quanto antes.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectDeficiência auditivapt_BR
dc.subjectSurdezpt_BR
dc.subjectSurdezpt_BR
dc.titleA pessoa surda na escola na perspectiva da educação inclusiva junto a pessoa com deficiênciapt_BR
dc.typeMonographpt_BR
Aparece en las colecciones: Monografia - Pedagogia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
VANESSA SILVA OLIVEIRA.pdf2023_mono_voliveira.pdf2,89 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.