Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5461
Título: Avaliação do Efeito Antifúngico da Pereskia Aculeata Miller em Cepas de Candida spp
Autor(es): Ferreira, Francisco Glauber Peixoto
Palavras-chave: Candida spp
Biofármacos
Ensaio antifúngico
Plantas medicinais
Data do documento: 23-Jun-2022
Citação: FERREIRA, F. G. P. (2022)
Resumo: A aculeata Miller, conhecida popularmente como “Ora-pro-nóbis” ou “Carne dos pobres” é uma espécie de planta que apresenta alto valor nutricional, inclusive, já é utilizada como fonte suplementar de alimentação para seres humanos e animais. As plantas desse gênero têm demonstrado ser um potencial quanto a terapias farmacológicas baseadas em produtos naturais. Diante de tal pressuposto, os extratos de P. aculeata Miller têm demonstrado possuir propriedades antimicrobianas com relação a algumas espécies microbiológicas restritas, inclusive, um estudo recente realizado pela nossa equipe, ao testar o efeito do extrato hidroalcoólico da P. aculeata Miller, com ênfase em espécies fúngicas de menor amostra resultou em inibição contra Candida albicans e Candida tropicalis oriundas da cavidade oral, bem como em Candida albicans ATCC 90028. Dessa forma, o objetivo do presente estudo foi avaliar se o extrato hidroalcoólico das folhas de Pereskia aculeata Miller promove atividade antifúngica em cepas de Candida spp. Para tanto, as folhas de Pereskia aculeata Miller foram coletadas no sítio Vale da Biodiversidade, localizado na cidade de Mulungu, e stado do Ceará. O extrato hidroalcóolico das folhas de Pereskia aculeata Miller foram preparados com álcool 70% e água destilada em diferentes concentrações. As cepas de Candida spp., oriundas da micoteca do Laboratório de Microbiologia da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira foram diluídas em placas de microcultivo de 96 poços fundo U, contendo RPMI. Realizou-se então o Teste de Suscetibilidade Antifúngica, por método de Microdiluição em Caldo, bem como a Determinação da Concentração Inibitória Mínima. Os dados foram tabulados em Planilha Microsoft Office Excel 2013® para análise estatística e geração de gráficos. Em análise quantitativa, obteve-se as seguintes diluições: 50% correspondente a 100 μl do extrato nas cepas C. albicans (H43), Candida spp. (M6) e Candida albicans (M7), enquanto que na concentração de 25% correspondente a 50 μl apresentou atividade nas cepas C. parapsilosis (H49) e C. albicans (M8). A presente pesquisa evidenciou que a utilização do extrato hidroalcóolico bruto de Pereskia aculeata Miller apresenta atividade frente a cepas de Candida, necessitando a elucidação de tais mecanismos inibitórios em estudos futuros.
Descrição: FERREIRA, Francisco Glauber Peixoto. Avaliação do Efeito Antifúngico da Pereskia Aculeata Miller em Cepas de Candida spp. 2022. 99f. Dissertação - Curso de Sociobiodiversidade e Tecnologias Sustentáveis, Mestrado Acadêmico em Sociobiodiversidade e Tecnologias Sustentáveis, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2022.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5461
Aparece nas coleções:Dissertação - Mestrado Acadêmico em Sociobiodiversidade e Tecnologias Sustentáveis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FRANCISCO GLAUBER PEIXOTO FERREIRA.pdf2022_diss_fferreira.pdf2,41 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.