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https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5470
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Barroso, Joelma de Melo | - |
dc.date.accessioned | 2024-08-12T19:15:49Z | - |
dc.date.available | 2024-08-12T19:15:49Z | - |
dc.date.issued | 2023-12-29 | - |
dc.identifier.citation | BARROSO, J. M. (2023) | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5470 | - |
dc.description | BARROSO, Joelma de Melo. Educação ambiental, sustentabilidade e as práticas pedagógicas interdisciplinares: Percepção de estudantes do ensino médio de uma escola pública de Guaiúba-Ceará. 2023. 69f. Dissertação - Curso de Sociobiodiversidade e Tecnologias Sustentáveis, Mestrado Acadêmico em Sociobiodiversidade e Tecnologias Sustentáveis, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Os Parâmetros Curriculares Nacionais alertam que a solução dos problemas ambientais tem sido considerada cada vez mais urgente para garantir o futuro da humanidade, e depende da relação que se estabelece entre sociedade e natureza, tanto na dimensão coletiva quanto na individual. Nesse contexto, a implementação de uma Educação Ambiental (EA) na escola significa repensar a garantia da sustentabilidade dos recursos naturais do planeta, tendo em vista que somente por meio da educação, podemos construir uma sociedade mais sustentável, socialmente justa e ecologicamente equilibrada. Assim, o objetivo deste estudo é identificar as contribuições de práticas pedagógicas desenvolvidas na e pela escola, especificamente na área da Educação Ambiental, na formação de estudantes da educação básica. A pesquisa foi realizada com alunos do 3o ano do ensino médio, do curso técnico em Agropecuária, de uma escola da rede estadual de ensino, no município de Guaiúba-Ce, visando compreender como tais práticas influenciam na construção de uma consciência ambiental, atitudes e conhecimentos dos estudantes. Metodologicamente, utilizamos os métodos qualitativo e quantitativo de análise de dados, além da utilização de um questionário. Para alcançar esse propósito, aplicamos um questionário, por ser uma ferramenta estratégica que serve à investigação das percepções dos alunos em relação às práticas pedagógicas adotadas, assim como à identificação dos impactos dessas práticas em suas atitudes, em relação ao meio ambiente, e à compreensão de como essas experiências formativas contribuem para a construção de uma consciência sustentável. É preciso pontuar que a proposta desta pesquisa de mestrado contou com o envolvimento dos alunos nas atividades, a adoção de comportamentos responsáveis e a busca por soluções para os desafios ambientais. Por fim, verificamos que quase todas as disciplinas da escola tratam da temática durante as aulas ministradas pelos professores, e que os estudantes têm uma tendência a compartilhar, principalmente com seus familiares, as práticas que aprendem, o que configura uma conexão entre o conhecimento adquirido na escola e a realidade social. Dessa forma, entendemos que a Educação Ambiental não deve ser uma prática limitada ao ambiente escolar, mas um instrumento de transformação social. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Educação Ambiental | pt_BR |
dc.subject | Práticas Pedagógicas | pt_BR |
dc.subject | Conscientização Ambiental | pt_BR |
dc.title | Educação ambiental, sustentabilidade e as práticas pedagógicas interdisciplinares: Percepção de estudantes do ensino médio de uma escola pública de Guaiúba-Ceará | pt_BR |
dc.type | Dissertation | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação - Mestrado Acadêmico em Sociobiodiversidade e Tecnologias Sustentáveis |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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