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dc.contributor.authorBarroso, Joelma de Melo-
dc.date.accessioned2024-08-12T19:15:49Z-
dc.date.available2024-08-12T19:15:49Z-
dc.date.issued2023-12-29-
dc.identifier.citationBARROSO, J. M. (2023)pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5470-
dc.descriptionBARROSO, Joelma de Melo. Educação ambiental, sustentabilidade e as práticas pedagógicas interdisciplinares: Percepção de estudantes do ensino médio de uma escola pública de Guaiúba-Ceará. 2023. 69f. Dissertação - Curso de Sociobiodiversidade e Tecnologias Sustentáveis, Mestrado Acadêmico em Sociobiodiversidade e Tecnologias Sustentáveis, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2023.pt_BR
dc.description.abstractOs Parâmetros Curriculares Nacionais alertam que a solução dos problemas ambientais tem sido considerada cada vez mais urgente para garantir o futuro da humanidade, e depende da relação que se estabelece entre sociedade e natureza, tanto na dimensão coletiva quanto na individual. Nesse contexto, a implementação de uma Educação Ambiental (EA) na escola significa repensar a garantia da sustentabilidade dos recursos naturais do planeta, tendo em vista que somente por meio da educação, podemos construir uma sociedade mais sustentável, socialmente justa e ecologicamente equilibrada. Assim, o objetivo deste estudo é identificar as contribuições de práticas pedagógicas desenvolvidas na e pela escola, especificamente na área da Educação Ambiental, na formação de estudantes da educação básica. A pesquisa foi realizada com alunos do 3o ano do ensino médio, do curso técnico em Agropecuária, de uma escola da rede estadual de ensino, no município de Guaiúba-Ce, visando compreender como tais práticas influenciam na construção de uma consciência ambiental, atitudes e conhecimentos dos estudantes. Metodologicamente, utilizamos os métodos qualitativo e quantitativo de análise de dados, além da utilização de um questionário. Para alcançar esse propósito, aplicamos um questionário, por ser uma ferramenta estratégica que serve à investigação das percepções dos alunos em relação às práticas pedagógicas adotadas, assim como à identificação dos impactos dessas práticas em suas atitudes, em relação ao meio ambiente, e à compreensão de como essas experiências formativas contribuem para a construção de uma consciência sustentável. É preciso pontuar que a proposta desta pesquisa de mestrado contou com o envolvimento dos alunos nas atividades, a adoção de comportamentos responsáveis e a busca por soluções para os desafios ambientais. Por fim, verificamos que quase todas as disciplinas da escola tratam da temática durante as aulas ministradas pelos professores, e que os estudantes têm uma tendência a compartilhar, principalmente com seus familiares, as práticas que aprendem, o que configura uma conexão entre o conhecimento adquirido na escola e a realidade social. Dessa forma, entendemos que a Educação Ambiental não deve ser uma prática limitada ao ambiente escolar, mas um instrumento de transformação social.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEducação Ambientalpt_BR
dc.subjectPráticas Pedagógicaspt_BR
dc.subjectConscientização Ambientalpt_BR
dc.titleEducação ambiental, sustentabilidade e as práticas pedagógicas interdisciplinares: Percepção de estudantes do ensino médio de uma escola pública de Guaiúba-Cearápt_BR
dc.typeDissertationpt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação - Mestrado Acadêmico em Sociobiodiversidade e Tecnologias Sustentáveis

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