Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5472
Título: Protótipo de spray para manter barreira protetora do tecido cutâneo a base do extrato de Calendula officinalis L
Autor(es): Meirú, Maria Imaculada Lourenço
Palavras-chave: Calendula officinalis
Pele
Barreira protetora
Spray barreira
Data do documento: 27-Abr-2022
Citação: MEIRÚ, M. I. L. (2022)
Resumo: A pele é o maior órgão do corpo humano, sendo o primeiro mecanismo de defesa, a principal barreira contra agentes externos. Tem diversas finalidades caracterizadas como fundamentais, dentre elas: a sintetização de vitamina D; controle da temperatura corporal; participação ativamente na troca de eletrólitos; percepção sensitiva, além de refletir na imagem corporal, considerado um fator importante para a autoestima do indivíduo, dentre outros aspectos. Uma vez rompida a pele temos as lesões cutâneas que são consideradas um problema de saúde pública, acometendo a população independente do sexo, idade, etnia e cultura. Podendo ocasionar negativamente na qualidade de vida. Sabe-se que a prevenção de lesões cutâneas impacta diretamente em gastos financeiros no SUS e na qualidade de vida do individuo, dentro deste contexto encontra-se a fitoterapia, onde diversas plantas medicinais possuem ação cicatrizante, anti-inflamatória dentre outros, entres essas a Calendula officinalis uma planta herbácea, anual, de 30 a 70 cm de altura, mais ou menos pilosa. Muito encontrada em jardins, com diferentes tamanhos, cores variando do branco-amarelado ao laranja escuro e diferentes desenvolvimentos da corola. Cultivada no período de calor, em solos leves, cresce rapidamente e floresce por longos períodos, onde seus compostos florais são conhecidos popularmente como um calmante natural da pele, contendo ações antimicrobianas, calmantes e cicatrizantes. Dentro deste contexto o objetivo desse trabalho foi a elaboração de um protótipo de spray para manutenção da barreira cutânea, agindo no auxilio da função protetora da pele. Sendo um estudo experimental que consiste em submeter seus objetos ou produtos a procedimentos que possam ser influenciados por certas variáveis em condições controladas, no qual utilizamos na sua composição o extrato glicólico das flores da Calendula officinalis, fazendo-se uso de três métodos de preparação descrito por Santos et al. (2017), com algumas modificações. Foi avaliado o pH do produto para a verificação se o mesmo teria alguma ação danificadora para a pele. Foram realizados testes microbiológico, onde o produto apresentou uma certa ação inibitória no Staphylococcus aureus. No que se refere ao teste de toxicidade do produto com a Artêmia salina, foi possível observar que assim como o extrato, o protótipo de spray barreira não apresentou toxicidade para os arianismos testados. Conclui-se que, mediante aos testes realizados o protótico não apresentou nenhuma ação que causasse malefícios a pele integra.
Descrição: MEIRÚ, Maria Imaculada Lourenço. Protótipo de spray para manter barreira protetora do tecido cutâneo a base do extrato de Calendula officinalis L. 2022. 61f. Dissertação - Curso de Sociobiodiversidade e Tecnologias Sustentáveis, Mestrado Acadêmico em Sociobiodiversidade e Tecnologias Sustentáveis, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2022.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5472
Aparece nas coleções:Dissertação - Mestrado Acadêmico em Sociobiodiversidade e Tecnologias Sustentáveis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARIA IMACULADA LOURENÇO MEIRÚ.pdf2022_diss_mmeirú.pdf2,79 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.