Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5477
Título: Inteligencia emocional e clima de segurança do paciente na atenção primária à saúde no contexto da pandemia de covid-19
Autor(es): Sousa, Fernanda Pereira de
Palavras-chave: Inteligência emocional
clima de segurança do paciente
atenção primária à saúde
Covid-19
Data do documento: 3-Jul-2023
Citação: SOUSA, F. P. (2023)
Resumo: Objetivo: Analisar a associação entre a inteligência emocional e a percepção do clima de segurança do paciente de profissionais que atuaram na atenção primária à saúde (APS) durante a pandemia de Covid-19. Método: Trata-se de um estudo transversal e analítico, realizado de junho de 2022 a fevereiro de 2023, em municípios pertencentes a 3a e 4a Regionais de Saúde do Estado do Ceará, localizados nas Áreas Descentralizadas de Saúde de Baturité e Maracanaú. Foi aplicado um questionário online com itens dos seguintes instrumentos: Trait Meta- Mood Scale (TMMS-24), domínio 2 do Questionário de Atitudes de Segurança (SAQ). Participaram da pesquisa 202 profissionais da APS. Os dados foram importados para o IBM SPSS Statistics versão 25 para Mac, para análise descritiva e inferencial. Após averiguar a normalidade de distribuição das variáveis quantitativas, pelo teste Kolmogorov-Smirnov, foram utilizados os testes Kruskal- Wallis e Spearman para análise inferencial. Resultados: O resultado total do SAQ (média = 58,8±24,9; mediana = 60,7) foi inferior a 75, portanto, os profissionais tiveram percepção negativa sobre a segurança do paciente durante da pandemia de Covid-19. Houve pior percepção dos profissionais sobre existir uma cultura de aprender com os erros dos outros (média = 58,8±24,9; mediana = 50,0) e melhor percepção em relação aos profissionais se sentirem seguros se fossem tratados como pacientes nos locais em que atuavam (mediana = 68,5±34,8; mediana = 75,0). No TMMS-24, resultados adequados foram encontrados, predominantemente, nos fatores de atenção às emoções (39,1%) e de reparação do estado emocional (46,5%). A melhor percepção do clima de segurança do paciente foi encontrada entre os profissionais com excelente compreensão de seus estados emocionais (p=0,006). As melhores percepções do clima de segurança foram encontradas entre os profissionais com excelente capacidade de regular os estados emocionais corretamente (p=0,006). Conclusão: Os profissionais de saúde da APS tiveram percepção negativa do clima de segurança do paciente durante a pandemia de Covid-19. Foi possível verificar que melhor percepção do clima de segurança do paciente foi encontrada entre os profissionais com excelente compreensão de seus estados emocionais. Da mesma forma, melhores percepções do clima de segurança do paciente foram encontradas entre os profissionais com excelente capacidade de regular os estados emocionais corretamente.
Descrição: SOUSA, Fernanda Pereira de. Inteligencia emocional e clima de segurança do paciente na atenção primária à saúde no contexto da pandemia de covid-19. 2023. 88f. Dissertação - Curso de Mestrado Acadêmico em Enfermagem, Programa de Pós-graduação em Enfermagem, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2023.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5477
Aparece nas coleções:Dissertação - Mestrado Acadêmico em Sociobiodiversidade e Tecnologias Sustentáveis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FERNANDA PEREIRA DE SOUSA.pdf2023_diss_fsousa.pdf2,49 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.