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Título: Períodos sensíveis de desenvolvimento infantil: construção e validação do aplicativo móvel BASENP
Autor(es): Souza, Carolaine da Silva
Palavras-chave: Comportamento infantil
Desenvolvimento infantil
Lactente
Tecnologia
Data do documento: 18-Jan-2024
Citação: SOUZA, C. S. (2024)
Resumo: O desenvolvimento infantil é compreendido por um processo complexo, contínuo, dinâmico e progressivo. Ao alcançar uma nova habilidade, a criança passa por momentos de aceleração, conhecidos por períodos sensíveis no desenvolvimento infantil. Por outro lado, alguns pais/cuidadores relatam dificuldade de acesso à informação de tais mudanças fisiológicas. Assim, o estudo tem como objetivo construir e validar um aplicativo móvel sobre períodos sensíveis do desenvolvimento da criança, voltado para pais e/ou cuidadores. Para isso, tratou- se de uma pesquisa metodológica de produção tecnológica, envolvendo as fases: 1) Revisão de escopo: identificação de indicadores dos períodos sensíveis do desenvolvimento infantil; 2) Levantamento de potencialidades e fragilidades entre pais e cuidadores; 3) Construção do aplicativo móvel; e 4) Validação de conteúdo e aparência do aplicativo móvel com especialistas de conteúdo e técnicos. O estudo foi submetido ao Comitê de Ética em Pesquisa e aprovado sob número de parecer 6.019.011. Como resultados da 1a etapa, compuseram a amostra final, 30 estudos. Os documentos abordaram o desenvolvimento infantil e suas particularidades. Do total, oito artigos incluídos, destes, cinco apresentaram diferentes denominações: saltos do desenvolvimento, períodos críticos, períodos de mudança rápida; períodos sensíveis e transições no desenvolvimento. Através da literatura cinzenta, foram encontrados 28 materiais, entre eles, livros, websites e artigos. A partir desta revisão, foram elencados quatro subtemas sobre os períodos sensíveis do desenvolvimento infantil, tais como: Definição de períodos sensíveis; Faixa etária que ocorrem os períodos sensíveis; Quantidade de períodos sensíveis na primeira infância; Reações das crianças nos períodos sensíveis. Na segunda etapa, foram entrevistados 61 pais e/ou cuidadores de crianças cadastradas e atendidas na Unidade Básica de Saúde da sede, localizada no centro do município de Redenção. Os participantes eram adultos jovens, cujo cuidador principal foi a mãe. Quanto ao levantamento de conhecimento prévio dos pais/cuidadores sobre a temática, pode-se observar que a maioria dos participantes nunca teve acesso à informação sobre os períodos sensíveis. Por outro lado, as mães que mencionaram conhecimento prévio buscaram informações por meio digital, da internet. Na terceira etapa, apresenta-se o desenvolvimento do aplicativo móvel, a construção da tecnologia foi realizada em parceria com o curso de Engenharia da Computação da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro Brasileira (UNILAB), com ajuda de um docente do referido curso e um discente voluntário. A construção abordou cinco fases, a saber: comunicação, planejamento, modelagem, construção e entrega. Quanto à etapa de validação com os especialistas, foram convidados 100 especialistas, entretanto, apenas 17 aceitaram participar da apreciação do conteúdo do aplicativo móvel, sendo nove profissionais da área da saúde, com expertise na temática saúde da criança e desenvolvimento infantil e oito profissionais da área da computação. Assim, pode-se considerar que os itens avaliados pelos especialistas de conteúdo resultaram em índice no IVC total de 0,89, e pelos especialistas técnicos 0,86, considerando o aplicativo significante quanto a avaliação de conteúdo e aparência. Ao termino da pesquisa, possibilitou- se realizar o desenvolvimento e avaliação de um aplicativo móvel para educação em saúde, com enfoque nos períodos sensíveis do desenvolvimento infantil, apresentando conteúdo e aparência válidos com potencial para ser utilizado como ferramenta de educação em saúde.
Descrição: SOUZA, Carolaine da Silva. Períodos sensíveis de desenvolvimento infantil: construção e validação do aplicativo móvel BASENP. 2024. 134f. Dissertação - Curso de Mestrado Acadêmico em Enfermagem, Programa de Pós-graduação em Enfermagem, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2024.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5479
Aparece nas coleções:Dissertação - Mestrado Acadêmico em Sociobiodiversidade e Tecnologias Sustentáveis

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