Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5493
Título: Promoção da língua portuguesa em Timor-Leste: uma discussão sobre políticas e planejamentos linguísticos
Autor(es): Ferreira, Crísna Batista da Silva
Palavras-chave: Políticas Linguísticas
Planejamentos Linguísticos
Língua Portuguesa
Timor-Leste
Data do documento: 15-Dez-2023
Citação: FERREIRA, C. B. S. (2023)
Resumo: Timor-Leste é um país localizado no sudeste da Ásia, que possui uma rica diversidade linguística devido à sua história colonial e à miscigenação cultural. Após sua independência de Portugal, em 1975, e a subsequente invasão e anexação pela Indonésia, Timor-Leste passou por um longo período de luta pela autodeterminação. Neste estudo, são analisadas as políticas linguísticas adotadas pelo governo de Timor-Leste pós-independência, bem como os planejamentos linguísticos desenvolvidos para promover a valorização e preservação da língua portuguesa no país. Além disso, serão levados em consideração os aspectos sócio-históricos, pluriculturais e multilíngues que influenciam essa situação. Com base nisso, o presente trabalho tem como objetivo principal analisar a valorização e o fortalecimento da língua portuguesa em Timor-Leste, por meio da discussão e análise das políticas linguísticas e planejamento linguísticos em vigor no país. Para esse propósito, procuramos também analisar as políticas linguísticas de promoção em Timor-Leste e como elas viabilizam ou dificultam a promoção da língua portuguesa no país. Busca-se igualmente identificar os desafios enfrentados na implementação de políticas linguísticas e planejamentos linguísticos para a promoção da língua portuguesa em Timor-Leste. Diante disso, entrevistamos timorenses, residentes e não residentes (no Brasil), explorando questões como o uso e a importância percebida do português, as experiências de aprendizado da língua, os desafios enfrentados na implementação das políticas linguísticas, e os avanços percebidos na promoção do português em relação às línguas nacionais. Também analisamos algumas políticas linguísticas oficiais para a promoção da língua portuguesa em Timor-Leste, a saber: Constituição da República Democrática de Timor-Leste, promulgada em 2002, que estabelece o português e o tétum como línguas oficiais do país, reconhecendo a importância da língua portuguesa e do tétum como línguas de comunicação, e a Lei n.o 14/2008, de 29 de Outubro (Lei de Bases da Educação), que estabelece as principais orientações para o sistema educativo timorense. No que diz respeito à língua, a lei determina que o português é a língua oficial de ensino e que deve ser promovida em todos os níveis de educação. Estas políticas linguísticas refletem um esforço do governo timorense para promover a língua portuguesa em território timorense. Desse modo, entre os resultados das análises realizadas, destacamos o esforço do Estado timorense na promoção do português no movimento pós independência do país, a importância da promoção das línguas oficiais e nacionais, bem como da cultura timorense, a realidade desafiadora do multilinguismo timorense e a hibridização do português para se manter presente na comunidade timorense.
Descrição: FERREIRA, Crísna Batista da Silva. Promoção da língua portuguesa em Timor-Leste: uma discussão sobre políticas e planejamentos linguísticos. 2023. 129f. Dissertação - Curso de Mestrado em Estudos da Linguagem, Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2023.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5493
Aparece nas coleções:Dissertação - Mestrado Acadêmico em Estudos da Linguagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CRÍSNA BATISTA DA SILVA FERREIRA.pdf2023_diss_cferreira.pdf2,14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.