Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5500
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.authorSiqueira, Antonio Leonardo Freitas-
dc.date.accessioned2024-08-14T13:15:40Z-
dc.date.available2024-08-14T13:15:40Z-
dc.date.issued2023-09-15-
dc.identifier.citationSIQUEIRA, A. L. F. (2023)pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5500-
dc.descriptionSIQUEIRA, Antonio Leonardo Freitas. A formação humana integral na educação do campo: um olhar sobre a proposta educativa da escola Francisca Pinto dos Santos em Ocara-CE. 2023. 94f. Dissertação - Curso de Mestrado Interdisciplinar em Humanidades, Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2023.pt_BR
dc.description.abstractAs escolas do campo apresentam uma proposta educativa que promovem a formação humana integral dos sujeitos educados. Nessa perspectiva, esse modelo educacional é fruto de políticas públicas gestadas por meio da organização e da luta coletiva dos movimentos sociais por uma educação de qualidade para os camponeses (as). Nesse contexto, o presente trabalho objetivou compreender e discutir a contribuição da Educação do Campo na formação humana integral dos educandos (as) da Escola Francisca Pinto dos Santos, localizada em Ocara, Ceará e que visa ao desenvolvimento da cidadania da juventude camponesa mediante a constituição de sujeitos críticos e engajados em suas realidades humanas e sociais. Para tanto, a metodologia escolhida consistiu na leitura e revisão de material bibliográfico; discussão da organização curricular do estabelecimento de ensino com foco na parte diversificada; apresentação e discussão dos trabalhos dos componentes curriculares: Prática Social e Comunitária (PSC); Organização do Trabalho e Técnica Produtiva (OTTP), e, sobretudo, do Projeto de Estudo Pesquisa (PEP) na discussão das pesquisas estudantis. Ademais, houve visitas de campo, entrevistas semiestruturadas com sujeitos focais como: docentes das disciplinas da base diversificada e educandos (as) terceiro ano do Ensino Médio. Desse modo, entendemos que a proposta da Educação do Campo na Escola Francisca Pinto dos Santos é um terreno fecundo e próspero para se pensar a formação humana integral da juventude camponesa. A partir da pesquisa realizada, descobriu-se que a formação escolar assume o compromisso com seu entorno, com a cultura, os saberes, valores e a dinâmica do território camponês, favorecendo assim o exercício da cidadania cotidiana. Logo, conclui-se que, na matriz curricular da Escola Francisca Pinto dos Santos há um esforço, sobretudo, na parte diversificada, de integrar ou fazer dialogar os diversos saberes das disciplinas específicas, com foco no desenvolvimento da prática social cidadã da juventude.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEducação do Campopt_BR
dc.subjectFormação Humana Integralpt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.titleA formação humana integral na educação do campo: um olhar sobre a proposta educativa da escola Francisca Pinto dos Santos em Ocara-CEpt_BR
dc.typeDissertationpt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertação - Mestrado Interdisciplinar em Humanidades

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
ANTONIO LEONARDO FREITAS SIQUEIRA.pdf2023_diss_asiqueira.pdf4,05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.