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dc.contributor.authorFreire, Maria Alda de Lavor-
dc.date.accessioned2024-08-14T13:31:20Z-
dc.date.available2024-08-14T13:31:20Z-
dc.date.issued2023-11-27-
dc.identifier.citationFREIRE, M. A. L. (2023)pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5508-
dc.descriptionFREIRE, Maria Alda de Lavor. Práticas pedagógicas com a linguagem escrita no infantil V. 2023. 188f. Dissertação - Curso de Mestrado Interdisciplinar em Humanidades, Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro- Brasileira, Redenção-Ceará, 2023.pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa buscou analisar as práticas pedagógicas que envolvem a linguagem escrita de professoras do Infantil V de uma Escola Municipal e de um Centro de Educação Infantil da rede de ensino de Fortaleza. Desse modo, buscou descrever as práticas pedagógicas com a linguagem escrita desenvolvidas no Infantil V e relacionar o que preconizam os documentos oficiais da Educação Infantil (DCNEI, 2009; BNC, 2017) acerca da alfabetização e do letramento com as práticas pedagógicas que envolvem a linguagem escrita, realizadas pelas professoras regentes das salas observadas. A investigação recorreu às discussões sobre a linguagem verbal em sua modalidade escrita, refletindo sobre a complexidade desse objeto cultural como sistema de representação e prática social e a indissociabilidade dos processos de letramento e alfabetização na Educação Infantil. Assim, a pesquisa apoiou-se em autores como Marcuschi (1997); Ferreiro e Teberosky (1999); Vygotsky (2007); Luria (2010); Soares (2017); Brandão e Leal (2011), dentre outros. Recorreu-se também aos documentos oficiais da Educação Infantil: as DCNEI (Brasil, 2009) e a BNCC (Brasil, 2017). A pesquisa adotou uma abordagem de natureza qualitativa e teve como campo uma Escola Municipal e um Centro de Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Fortaleza, tendo como participantes uma docente da EM e uma docente do CEI que atuavam em turmas do Infantil V. Os procedimentos metodológicos foram observações em campo e entrevista ao final das observações, dentre outros. A pesquisa constatou que as professoras exploraram a linguagem escrita com as crianças, considerando a sua complexidade, tendo em vista seu entrelaçamento com a oralidade, como também o entendimento de que a escrita pode ser concebida como um sistema de representação e prática social. Contudo, foi possível identificar, em alguns momentos, nas práticas pedagógicas realizadas, a escrita proposta de maneira mecânica, com pouca exploração de materiais, ambientes e posturas corporais. Ao relacionar o que preconizam os documentos oficiais da Educação Infantil (DCNEI, 2009; BNC, 2017) acerca da alfabetização e letramento com as práticas pedagógicas que envolvem a linguagem escrita, realizadas pelas professoras, foi revelado que os referidos documentos dialogam com o processo de letramento, sendo a alfabetização invisibilizada. Consideramos que a pesquisa pode contribuir com as políticas de formação continuada voltadas para docentes da Educação Infantil, por meio do aprofundamento sobre a linguagem escrita e sua complexidade e a perspectiva indissociável do letramento e da alfabetização, bem como ampliar o olhar sobre os documentos que regem essa etapa educativa.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectComplexidade da linguagem escritapt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectLetramento e alfabetizaçãopt_BR
dc.titlePráticas pedagógicas com a linguagem escrita no infantil Vpt_BR
dc.typeDissertationpt_BR
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