Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5515
Título: | A metodologia de ensino sequência fedathi: Uma abordagem da geometria euclidiana plana na 1ª série do ensino médio |
Autor(es): | Machado, Jefferson Torres |
Palavras-chave: | Ensino dinâmico Aprendizagem protagonista Pensamento lógico |
Data do documento: | Set-2023 |
Citação: | MACHADO, J. T. (2023) |
Resumo: | A geometria é relevante para a compreensão das propriedades dimensionais da realidade e produção de um cenário mais favorável à existência humana por permitir que os sujeitos atuem de modo crítico sobre o mundo. No entanto, alguns desafios têm se apresentado no cenário escolar, prejudicando que estudantes e professores desempenhem uma relação favorável à aquisição desse conhecimento. Assim, o presente estudo buscou analisar a Sequência Fedathi como alternativa metodológica para o ensino de Geometria Plana na 1ª série do ensino médio a partir das concepções da didática da matemática e pesquisa ação de viés qualitativo. Dito isso, foram aplicados questionários compostos de perguntas abertas e realizadas sessões didáticas fundamentadas pela Sequência Fedathi para responder como essa metodologia pode contribuir para a aprendizagem em geometria. Nesse contexto, percebeu-se a necessidade de mudanças no modo de ensino predominante nas escolas, o método convencional, dado que não tem respondido às exigências por aulas dinâmicas e interativas nas quais os estudantes elaboram o pensamento lógico-dedutivo sem se limitarem ao uso de fórmulas memorizadas para solucionarem os problemas. Observou-se também que a Sequência Fedathi, experimentada nessa pesquisa, produziu o estímulo postulado pelos estudantes com a inserção de elementos importantes para a aprendizagem, como o contraexemplo e o acordo didático. Nessa perspectiva, os professores agem como mediadores do processo formativo, enquanto os aprendizes atuam de forma autônoma e são protagonistas da própria formação. Por fim, fundado nas reflexões oriundas dessa investigação, conclui-se que a Sequência Fedathi é uma proposta formativa significativa para a obtenção de melhores resultados no ensino de geometria plana quando comparados com a metodologia convencional, pois os princípios basilares da metodologia Fedathi mostraram-se eficientes para o ensino de geometria plana. |
Descrição: | MACHADO, Jefferson Torres. A metodologia de ensino sequência fedathi: Uma abordagem da geometria euclidiana plana na 1ª série do ensino médio. 2023.64f. Dissertação - Curso de , Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2023. |
URI: | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5515 |
Aparece nas coleções: | Dissertação - Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional – PROFMAT |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
JEFFERSON TORRES MACHADO.pdf | 2023_diss_jmachado.pdf | 2,99 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.